A professora Flávia Máximo, docente do curso de Direito da UFOP, alcançou um feito inédito ao ter seu artigo incluído no prestigioso “The Oxford Handbook of the Law of Work”.
Esta obra, organizada pela Universidade de Oxford, é uma referência global no campo do Direito do Trabalho, revisando os paradigmas tradicionais e as regulamentações das relações trabalhistas e sindicais.
O capítulo 32 do livro apresenta o artigo “Descolonizar o direito à greve”, no qual a professora analisa a influência da colonialidade na legislação grevista e argumenta que o direito do trabalho é permeado por uma perspectiva eurocêntrica.
Flávia destaca que o direito à greve não reflete adequadamente as realidades da classe trabalhadora do “sul global”, onde as relações de trabalho abrangem diversas formas, como trabalho livre, escravizado e servil, e ressalta a importância de estudar as resistências existentes como manifestações de greve.
A inclusão deste trabalho coloca a UFOP como a única instituição federal brasileira presente nesta renomada publicação internacional.
A professora expressou sua satisfação com esta conquista significativa, afirmando: “Quando estava na graduação, eu lia este manual em inglês e encontrava dificuldades para compreender. Agora, ver meu trabalho nele é um dos pontos altos de minha carreira”.
Flávia destaca que o artigo dialoga com sua pesquisa de doutorado, realizada na UFMG e na Universidade de Roma Tor Vergata, mas ressalta que este é um esforço coletivo, aprimorado no grupo de pesquisa “Saberes Decoloniais” do curso de Direito, que ela coordena ao lado da professora Natália Lisboa, e que vários estudantes contribuíram para enriquecer as discussões.