64 alunos concluíram capacitações oferecidas pela Samarco com o objetivo de formar profissionais das comunidades vizinhas para futuras oportunidades de emprego.
Os alunos, jovens acima dos 18 anos, são moradores das cidades de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara.
Os cursos são uma iniciativa do RH da Samarco através do programa Força Local, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com duração de 18 meses para a formação em Técnico de Eletrotécnica e de cinco meses para Operador de Processo de Mineração e Instrumentação Industrial.
“A formatura desses 64 alunos é mais uma etapa do processo de desenvolvimento das comunidades vizinhas. Estamos trabalhando firme nesse propósito porque acreditamos que o investimento no aprendizado, somado ao esforço de cada um desses alunos, poderá impactar positivamente na transformação de vidas e das comunidades que fazem parte. Ficamos felizes em ver o auditório cheio, com tantos alunos buscando se desenvolver em prol de um futuro melhor”, ressaltou o analista de Recursos Humanos da Samarco, Alan Resende.
Objetivos
Com a oferta de capacitação, a expectativa é que a população local amplie as chances de inserção no mercado de trabalho, inclusive para futuras oportunidades profissionais na própria Samarco, em suas contratadas e ou em empresas da região.
Moradora de Mariana, Sirlene Araújo , participou do curso de Operador de Processo de Mineração e comemora ter sido contratada pela Samarco.
“Esse curso abriu muitas portas. Primeiro a porta do conhecimento, que a gente nunca perde; a segunda porta foi conhecer pessoas porque a gente não vive sozinho; e a terceira foi a porta do emprego, porque me abriu oportunidades profissionais, disse.
“A parceria com o Senai gera oportunidades para quem precisa ter mais conhecimento, uma profissão, e também para a própria empresa porque estamos formando mais força de trabalho nas comunidades vizinhas”, destacou o gerente de Beneficiamento da Samarco, Edmilson Freitas.
O gerente do Senai de Mariana, Brian Guimarães, ressaltou que a parceria com a Samarco contribui para o desenvolvimento econômico da região.
“São quatro turmas que foram desenhadas com foco direcionado para o mercado de trabalho, que tem grandes demandas e que exigem profissionais muito qualificados, que vão exercer essas atividades e agregar ao desenvolvimento econômico”, pontuou.
Foto: Otávio Honorato