Para explicar o Programa de Concessões Rodoviárias de Minas Gerais, principalmente em relação ao lote de Ouro Preto, o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo, esteve na cidade e concedeu entrevista no anexo do Museu da Inconfidência.
O ato aconteceu nesta quinta-feira (29), quando ele detalhou o processo de construção e os passos seguintes do projeto, porém, antecipou que os estudos estão em fase de conclusão e em breve serão apresentados, com as melhorias propostas para cada município, em audiência pública que será realizada em Ouro Preto.
Ele não definiu a data de sua realização, a previsão de valores da obra ou a quantidade de pedágios no trecho.
Segundo o subsecretário, está sendo feita uma avaliação de mercado, contato com empresas interessadas e aguardando a publicação da consulta para se fazer uma nova rodada. “O Governo tem movimentado o mercado para o Programa de Concessões mineiro e a resposta tem sido bem positiva. Temos o desafio de colocar esse lote em licitação, como outros seis do Programa e encerrar o ano que vem com todos esses projetos”, finaliza.
Na oportunidade, o prefeito Angelo Oswaldo reiterou ao Governo do Estado àsnecessidades do Município, especialmente à Estrada Real e a MG-030. “ Peço uma atenção especial à Estrada Real, que é de alto interesse político e está se deteriorando e causando inúmeros acidentes. Outro ponto importante para nossa região é a MG- 030, trecho que vai de Itabirito, passando por dois distritos de Ouro Preto (Engenheiro Correa e Miguel Burnier), pelo bairro Lobo Leite em Congonhas e por Ouro Branco. É uma rodovia de grande importância em todos os sentidos para essas cidades”, observou.
Angelo ainda ressaltou a importância da duplicação da BR-356 que afeta diretamente o distrito de Cachoeira do Campo com intenso tráfego de veículos pesados e com registro grande de acidentes.
Saiba Mais:
O Programa de Concessões Rodoviárias prevê a modelagem de aproximadamente 3.000 km de malha rodoviária e as rodovias estão sendo estruturadas em sete lotes. Os lotes do Triângulo
Mineiro, Sul de Minas, Varginha-Furnas, São João Del Rei, Itapecerica-Lagoa da Prata e Perdões-Patos de Minas estão em estruturação pelo BNDES. O Lote Ouro Preto-Brumadinho, por sua vez, tem sido modelado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Lote em que Ouro Preto está inserido abarca os municípios de Mariana, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima contemplados pela BR-356 num trecho de 83km, com o investimento inicial nas obras de infraestrutura de R$1.9 bilhões para todas as rodovias e 30 anos de concessão.
A princípio, todos os lotes terão os serviços de regularização de pista, recapeamento, eliminação de afundamento, trinca, renovação da pintura, substituição das placas e barreiras, capina, roçada, limpeza do sistema de drenagem que serão cumpridos nos 12 primeiros meses.
Em seguida será feito o trabalho de recuperação (troca de pavimento e reforço da estrutura do asfalto, de forma a atingir os parâmetros de desempenho).
A terceira fase contempla as obras de ampliação de capacidade e melhorias para garantir conforto, fluidez e segurança, como: acostamento, faixa adicional, intercessões (rotatórias, passagem inferior), passarelas e ponto de ônibus. E por fim, a manutenção do conjunto de obras e serviços como a conservação da segurança, estrutura e limpeza das rodovias.
Também estavam representando o Governo do Estado no Núcleo de Estruturação de Projetos na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a chefe Fernanda Silva e o assessor, Emerson Silva, o superintendente de Estruturação de Projetos e Financiamento do BDMG, Daniel Lage, além dos prefeitos e vereadores convidados, da vice-prefeita Regina Braga e do secretariado da Prefeitura de Ouro Preto.
Fotos: Ane Souz