Empreendedores e empresários de Mariana e região estão convidados a participar da certificação dos participantes do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores 2018 da Fundação Renova, em evento previsto para o dia 21 de janeiro, às 19h, no auditório do Hotel Providência, no centro histórico da cidade.
Na ocasião, será anunciado um novo ciclo do programa em 2019, dando continuidade à qualificação para os empresários locais. Essa atividade visa ao estímulo à contratação de empresas e mão de obra locais nas regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
Na cerimônia também serão apresentados os avanços, as capacitações e os resultados conquistados pelas empresas certificadas. Os participantes também poderão assistir a
Uma palestra motivacional será apresentada aos participantes.
O programa e3 capacitação teve início em agosto de 2018 com quatro ciclos de seminários temáticos para empresários da construção civil. Nos encontros, foram debatidos temas como qualidade, produtividade, gestão da execução de obras, gestão contábil, tributária e trabalhista, segurança no trabalho, qualidade de vida e responsabilidade social.
De acordo com Simone Pimentel, especialista da Cadeia de Suprimentos da Fundação Renova, o objetivo desse programa é garantir a retomada da atividade econômica em Mariana. “O ciclo nasce a partir da demanda das empresas locais em se capacitarem em temas de gestão e atualidades. Esses momentos têm sido importantes para debater assuntos primordiais para qualquer tipo de organização”, afirma Simone Pimentel.
Além dos seminários, a Fundação Renova promoveu palestras abertas a empresários locais, abrangendo temas como controle e organização de estoque, superação de vendas, finanças e formação de preço, gestão de pessoas e eSocial.
Essa ação faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que se dedica a garantir a retomada da atividade econômica em Mariana. O evento é promovido pela Fundação Renova, com apoio da Consultoria DVF e parceria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Câmara de Vereadores, do SESI/FIEMG e Prefeitura de Mariana.
Para confirmar presença no evento de 21 de janeiro, os empresários locais devem entrar em contato com Marília Paraiso pelo e-mail: marilia.paraiso.crtf@fundacaorenova.org.
Estímulo à economia local
Recuperar e diversificar a economia de Mariana são alguns dos desafios de atuação da Fundação Renova. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o rompimento de Fundão, em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou queda de 58%. Além disso, a pesquisa mostrou que a cidade continua economicamente dependente da extração minera.
Para garantir que a força de trabalho nas ações de reparação seja composta por profissionais das cidades impactadas, a Fundação Renova tem investido na preparação da mão de obra local. Os cursos profissionalizantes promovidos em Mariana, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ofertaram 800 vagas para qualificação em diversas áreas.
Fornecedores e produtos da região também são priorizados e isso tem ajudado a economia local. Em 2018, os contratos somaram R$ 519 milhões em Mariana. Atualmente, 48 empresas locais prestam algum tipo de serviço à Fundação.
Entre a série de medidas de fomento à economia local, está o estímulo à saúde financeira de micro e pequenos negócios por meio do Fundo Desenvolve Rio Doce, linha de créditos com taxas de juros mais atrativas. O fundo liberou R$ 1,35 milhão, o que ajudou a gerar ou manter mais de 200 postos de trabalho. Em 13 meses de operação, o fundo atendeu a 757 microempresas e empresas de médio porte que estão em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
Fotos Colégio Providência e Fred Loureiro Fotos Públicas