Programa de Melhoramento Genético dá as primeiras crias em Mariana

Os primeiros animais decorrentes do programa incentivado pela Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Rural nasceram fortes e sadios.

Produtores comemoram os resultados com os primeiros nascimentos e programa tende a crescer no município.
Publicidade _

O Projeto de Melhoramento Genético realizado no município de Mariana já dá resultados efetivos, com os nascimentos dos primeiros bovinos fruto de inseminação artificial. Nas genitoras foram realizados novos procedimentos para garantir mais produtividade, desempenho e avançar no aprimoramento genético do gado bovino no município.

De acordo com a equipe, foram realizadas 281 Inseminações Artificiais em Tempo Fixo (IATF) e os primeiros nascimentos aconteceram em propriedades de Monsenhor Horta e Cachoeira do Brumado, distritos de Mariana, para a alegria dos proprietários, como Dallyson Leandro Prado, Produtor Rural de Monsenhor Horta, que afirmou: “o melhoramento genético me ajuda, pois as bezerras e as vacas passam a ter mais valor no momento de vender, além de produzirem muito mais leite”, ressaltou.

Já para Dháfiny Borges, produtor rural em Cachoeira do Brumado, o apoio da Prefeitura na inseminação artificial é de grande ajuda, pois comprar sêmen de um touro é muito caro, disse. Ele avalia que o resultado é muito bom, pois em seu plantel nasceram “duas bezerras bonitas, que vão se tornar vacas brilhantes, uma matriz muito boa, ótimas de leite e nos darão ótimas crias”, destacou.

Aplicação da genética na pecuária

Produtores rurais de Mariana tem encontrado auxílio para desenvolver suas atividades e melhorar rendimentos. Foto: Nitro imagens

O melhoramento genético consiste em selecionar os genes do animal com melhores características genéticas para a reprodução, a fim de influenciar positivamente as características do rebanho. O processo pode se dar por meio da Fertilização In Vitro (FIV) ou pela Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).Entre os benefícios decorrentes do procedimento estão o aprimoramento do crescimento dos animais, da qualidade do leite e da carne, das características reprodutivas e da longevidade das vacas.

O serviço tem como público alvo os pequenos e médios produtores rurais de Mariana e os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro de Convenções, Av. Getúlio Vargas, 110, Centro. Em caso de dúvidas ou para mais informações, o contato é pelo fone (31) 3558-4173.

Foto capa: Marina Ferreira

Publicidade