O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma série de atividades nas escolas de Mariana. Visando conscientizar a comunidade sobre a importância de combater o trabalho infantil e promover o direito à educação.
Essa iniciativa ocorreu ao longo dos meses de março a julho de 2023, e teve um impacto significativo na comunidade estudantil.
O PETI enfatizou a necessidade de garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, um direito fundamental estabelecido por lei. A luta contra o trabalho infantil é uma parte essencial dessa missão, uma vez que o trabalho precoce pode prejudicar o desenvolvimento e o futuro das crianças.
Um dos destaques do programa foi a competição municipal, na qual os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas perspectivas e conhecimentos sobre o tema. Os vencedores da competição foram anunciados e seus trabalhos demonstraram criatividade e compromisso com a causa:
● Isabela Bianca Firmino Rocha (7.º ano) da Escola Municipal Dante Luiz foi a ganhadora da categoria poesia do grupo 2, com o trabalho intitulado “Um Jovem Aprendiz”.
● Isabelly Vitória Inocêncio (6º ano) da Escola Municipal Padre Antônio Gabriel conquistou o primeiro lugar na categoria desenho do grupo 2, com o trabalho intitulado “Aprendizagem Profissional”.
● Larissa Fernanda Araújo (4º ano) da Escola Serra do Carmo foi a vencedora na categoria desenho do grupo 1, com o trabalho intitulado “Criança Deve Estudar e Não Trabalhar”.
A Secretária de Educação, Cláudia Arantes, celebrou o empenho e a dedicação dos alunos e das instituições de ensino com o projeto. “Parabenizamos os alunos, aos diretores e diretoras das escolas, aos pais, e professores. Pela dedicação de trabalhar esse projeto tão importante. Porque o lugar das crianças, é na escola, isso é muito importante”, ressaltou a secretária.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
O Programa PETI continua a desempenhar um papel vital na erradicação do trabalho infantil e na promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças. Segundo o Ministério do Trabalho, a iniciativa iniciou-se no ano de 1996, em que o programa foi criado por ação do Governo Federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).