Na edição comemorativa dos seus 20 anos, o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto -Tudo é Jazz convidou a OCA – Organização Cultural Ambiental – sediada em Ouro Preto e que tem por finalidade desenvolver atividades socioculturais e educativas para jovens em situação de vulnerabilidade – para uma parceria, onde participantes do projeto “Clic@ Cidade” tiveram a oportunidade de participar de uma atividade extra: Durante três dias do festival, cinco jovens veteranos do projeto, acompanhados de familiares e orientados pelo coordenador e professor de fotografia Clic@ Cidade, Eduardo Trópia, fizeram registros fotográficos das cenas musicais propostas pelo Tudo é Jazz, eternizando o Festival através do olhar artístico de cada um deles.
O resultado dessa experiência será apresentado em projeção na Casa dos Contos, em Ouro Preto, nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 19 horas, permanece até domingo, dia 21 de agosto, às 14 horas. Em seguida, a exposição continuará virtualmente no site do Festival www.tudoejazz.com
Esta parceria reforça a ligação do Festival com a cidade de Ouro Preto e o empenho da OCA em trabalhar o fortalecimento da identidade histórica, de vínculos familiares e também institucionais.
Os alunos participantes são: Maria Célia Cirilo, Wilson Martins Filho, Matheus Gomes, Pedro Emanuel Dias, Maria Campelo e Maria Victória Alves. As mães que participaram da iniciativa foram Rosângela Dias (mãe do Pedro), Sandra Cirilo (mãe da Maria Célia) e Gláucia da Silva (mãe da Maria Campelo).
SOBRE A OCA – A Organização Cultural Ambiental (OCA) é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 2004 por um grupo de artistas ouropretanos, que tem como finalidade desenvolver atividades socioculturais e educativas para jovens em situação de vulnerabilidade, contribuindo para democratização do acesso à cultura e às artes em suas variadas linguagens.
Em 2021, a OCA lançou o projeto Clic@ Cidade Circo – Arte Educação Audiovisual, que tem como objetivo trabalhar o pertencimento territorial para fortalecimento de jovens ouro- pretanos utilizando a fotografia e o audiovisual. O resultado do trabalho fotográfico e audiovisual, realizado pelos participantes, está disponível numa exposição virtual no Instagram dedicado ao projeto: https://www.instagram.com/clicacidadecirco/
TUDO É JAZZ – Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat, o Tudo é Jazz deste ano fez homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. A curadoria do festival foi do pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral foi de Rud Carvalho.
O Tudo é Jazz foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pela Gerdau e contou também com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig. A Gerdau
também patrocinou o evento por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O festival contou ainda com apoio das prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Itabirito.