Projeto de pavimentação da estrada de acesso a Antonio Pereira gera acordo entre Samarco e Prefeitura de Ouro Preto

Novo acesso entre Ouro Preto e o distrito reduzirá drasticamente o percurso e permitirá novos olhares para a cidade.
Publicidade _

Em uma visita realizada nesta quarta-feira (03) a administração municipal conheceu as instalações implantadas pela Samarco a fim de garantir a retomada segura das operações. A equipe composta pelo prefeito, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, e os secretários Zaqueu Astoni, Casa Civil, Felipe Guerra, Governo, e Crovymara Batalha, Planejamento e Gestão, foi recebida pelo Diretor-Presidente da mineradora, Rodrigo Vilela.
Na pauta, estava a assinatura do Termo de Cooperação o qual possibilitará a pavimentação da estrada municipal que liga a sede de Ouro Preto ao distrito de Antonio Pereira. A partir da data de início da retomada das operações, a Samarco tem um ano para concluir os estudos técnicos do projeto, incluindo o estudo para escolher o melhor pavimento a ser usado, e iniciar efetivamente as obras.

Prefeito, vice e diretor-presidente da Samarco exibem o acordo que pode definir execução da obra. Foto: Divulgação Samarco

De acordo com o prefeito, a obra sinaliza uma reparação com a comunidade, que passa a ter um acesso direto de apenas 8 km com a sede de Ouro Preto ao invés dos quase 30 km do percurso que passa por Mariana. Além disso, o prefeito destaca a possibilidade da pavimentação ser realizada com uso de rejeitos do minério, o que torna a obra não apenas histórica em termos sociais, mas também em aspectos de engenharia e sustentabilidade.
Para a vice-prefeita, “o sentimento da visita foi o de esperança de dias melhores e mais felizes, que surge no horizonte após um período sombrio em Ouro Preto, impactada social e economicamente com a interrupção das atividades da Samarco”, com a perda de empregos e arrecadação tributária. Nesse sentido, Felipe Guerra destaca a importância do estreitamento da relação entre a Prefeitura e a mineradora, que nas próximas semanas realizarão nova reunião, para que a Samarco possa apresentar um plano para a diversificação da econômica do município.

Por fim, Zaqueu Astoni compartilha sua satisfação em ver a retomada das operações condicionada à medida compensatória de pavimentação da estrada tornar-se realidade, uma vez que participou do processo de licenciamento, o qual contou ainda com o importante apoio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI). Já Crovymara Batalha destaca a relevância da estrada para corrigir uma distorção histórica e social, aproximando Antônio Pereira do sentimento de pertencimento a Ouro Preto.

Retorno
A Samarco reiniciou suas operações em dezembro de 2020 com capacidade de produção inicial de cerca de 7-8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa), o que representa cerca de 26% de sua capacidade produtiva total.

Publicidade