Projeto que cria a Saúde Oftalmológica nas Escolas é aprovado em Itabirito

Insuficiência visual não detectada nas crianças prejudica o seu potencial de aprendizagem. Problema atinge cerca de 30% dos alunos na fase fundamental de ensino.

Objetivo da proposta aprovada pelos vereadores em primeiro turno é fazer com que as crianças tenham acompanhamento profissional da saúde dos olhos.
Publicidade _

Nesta segunda-feira (30), os vereadores de Itabirito aprovaram, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 76/2022, que cria o programa “Saúde Oftalmológica nas Escolas”.

De autoria do vereador Igor Junior (PTB), o projeto tem o objetivo de desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde oftalmológica dos alunos da rede pública do ensino fundamental de Itabirito.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 30% das crianças em idade escolar possuem algum problema de visão. Por isso, o acompanhamento de um profissional da oftalmologia nas escolas é de extrema importância, pois ele poderá identificar alterações no desenvolvimento da visão para cada idade, identificar doenças e promover melhorias na saúde dos alunos, o que beneficia a sáude e o aprendizado dos estudantes.

Publicidade
_

As ações serão realizadas nas escolas na primeira semana de setembro. “Devemos garantir a saúde aos nossos alunos, através das medidas propostas neste projeto. Com elas, haverá acesso rápido e adequado à saúde oftalmológica, já que no sistema público de saúde, como sabemos, o déficit é em todos os sentidos, inclusive para conseguir uma consulta e realizar um exame”, relata o vereador Igor Junior.
Com esse entendimento, os vereadores aprovaram o projeto de lei que agora segue para a 2ª votação na Câmara.
Foto: Acom/CMI

Publicidade