A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) retomará o projeto multicultural Sextas Abertas neste segundo semestre, com a quarta edição do ano marcada para o dia 23/08.
O emblemático casarão histórico do século XVIII receberá novamente pessoas de todas as idades em busca de experiências ligadas às artes.
Além disso, a Praça Antônio Dias, em frente ao Núcleo de Arte e Ofícios, contará com produtores locais de arte, artesanato e gastronomia, e para animar o público, samba e pagode.
A programação inclui uma variedade de atividades, como oficinas de “Construção de uma cidade imaginária” para crianças, “Feltragem – Criação de Bonecos com Lã e Agulha” e “Produção de papel marmorizado”.
Também estão previstas oficinas de “Direção de Arte, Produção de Objetos e Cenografia para o Audiovisual”, “Pintura de cavalete” e “Cerâmica: Modelagem de Apitos em forma de passarinho”.
Para os amantes da gastronomia, haverá a oficina de culinária “Moqueca de banana da terra, com arroz de coco e farofa de dendê”.
À noite, o projeto se conectará com a história da Mina do Bijoca, com passeios e bate-papos culturais, além de apresentações artísticas.
A programação se encerrará na Praça Antônio Dias com Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia, música e exibição de curta-metragem.
Todas as oficinas são gratuitas e abertas a todos, sem necessidade de experiência prévia.
Mais duas edições estão confirmadas para este ano, e artistas e artesãos podem se inscrever através de formulário online.
As oficinas serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, com o patrocínio da CEMIG.
Acompanhe todas as informações do evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.