“PRONCOVÔ”, show cênico de Laura de Castro e Zé Motta, chega a Itabirito

O espetáculo gratuito será no dia 30 de maio, no Anfiteatro do Parque Ecológico Municipal.

Montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê e aborda o ato de caminhar para refletir sobre a vida e a arte.
Publicidade _

“Proncovô” é um show poético musical que, celebrando a arte do caminhar, seguir em frente e estar na estrada.

Assim, propõe uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público.


Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, a montagem traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos.

Eles tocam, cantam e recitam textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.

Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto.
O espetáculo tem excursionado por algumas cidades, como Belo Horizonte, Sabará, Catas Altas e Barão de Cocais.
As próximas apresentações serão nas cidades de Itabirito (30/5) e Ouro Preto (3/6).
Além da apresentação, os artistas também levam na bagagem oficinas que serão ministradas para estudantes locais.

A escolha por iniciar a turnê por essas cidades já estava no cerne do projeto, que nasceu com o objetivo de percorrer pontos importantes da Estrada Real.

Para concluir, em seu roteiro final acontece uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa.
A performance inclui também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.

Oficinas em escolas públicas e centros culturais

Todas as cidades que irão receber as apresentações do show cênico “PRONCOVÔ” também serão palco de uma oficina ministrada pelos protagonistas do espetáculo, Laura de Castro e Zé Motta.


A proposta é compartilhar com estudantes e artistas locais, selecionados em parceria com órgãos de educação e cultura municipais, a bagagem acumulada por Laura e Zé ao longo da carreira, nas linguagens da música, do teatro, e da dança.

A oficina busca trazer um pedaço do espetáculo para dentro da sala de aula, onde os artistas-professores irão trabalhar músicas, movimentos e poemas utilizados na peça.

Parte do conteúdo trabalhado na oficina será usado no espetáculo, trazendo a interação e a participação dos alunos.

Deste modo, o objetivo desses encontros, além de trabalhar os conteúdos didáticos, é incorporar a arte ao cotidiano dessas pessoas, gerando respeito, conhecimento e interesse pelas manifestações artísticas.

“PRONCOVÔ”, show cênico de Laura de Castro e Zé Motta é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas.

Ele tem recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale e a produção é da Lazúli Cultura.

Em Itabirito, o espetáculo será às 16h no Anfiteatro do Parque Ecológico Municipal e a oficina acontece de 9h às 10h30, na Escola Estadual Engenheiro Queiroz Junior – Av. Queiroz Júnior, 1675.

Foto: UFMG

Publicidade