A série de podcasts “Menos preconceito é mais saúde: divulgação científica da saúde da população LGBT”, da Rádio UFOP, é uma iniciativa vinculada ao projeto de extensão “Viva Mais: o seu encontro com a cidadania, o bem-estar e a saúde”.
Com a participação de especialistas no tema, incluindo médicos, psicólogos e trabalhadores do SUS, além de membros da comunidade LGBT, os episódios abordam questões como hormonização na atenção primária, acolhimento LGBT no SUS e o uso da PREP e PEP.
O objetivo principal do projeto é disseminar informações sobre a saúde da população LGBT, buscando combater a discriminação e o preconceito institucional que dificultam o acesso aos serviços de saúde.
Além dos podcasts, o projeto realiza ações como a elaboração de artigos científicos, cursos, eventos e oficinas educativas.
Coordenado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, com apoio da Fapemig e parcerias com instituições como a Fundação João Pinheiro, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e a UFOP, a série de podcasts será veiculada pela Rádio UFOP às segundas-feiras, às 11h, nas frequências 106,3 (Ouro Preto) e 97,7 (Mariana), e estará disponível nas redes sociais da emissora e do projeto, bem como em plataformas de áudio.
Confira o calendário:
- 21/10, às 11h: Episódio 1 – Viva Mais / Menos Preconceito e Mais Saúde: Acesso à hormonização pela atenção primária à saúde do SUS (já disponível);
- 28/10, às 11h: Episódio 2 – Viva Mais / Menos Preconceito e Mais Saúde: Nome social, respeito e saúde: uma conversa sobre o acolhimento LGBTQIA+ no SUS;
- 04/11, às 11h: Episódio 3 – Viva Mais / Menos Preconceito e Mais Saúde: Profilaxia pré-exposição (PREP) e profilaxia pós- exposição (PEP).
Para mais informações, acesse os canais de comunicação: site Rádio UFOP, Instagram Rádio UFOP e Instagram Viva Mais.