Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio Itabirito tem projeto concluído

Prefeitura e Gerdau realizam cerimônia de conclusão do projeto

Iniciativa contou com a parceria e apoio de diversos órgãos, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito (SCBH Itabirito), o Senai e a Adesiap
Publicidade _

Foi realizada nesta quinta-feira (13/7), a solenidade de conclusão do projeto de Recuperação de Nascentes do Rio Itabirito.
Com o objetivo de preservar as bacias d’água, a ação teve início em março do ano passado e foi concluída agora em julho.

Nesse trabalho, foram contempladas 14 nascentes, selecionadas pelo Subcomitê que passaram por ações de revitalização e recuperação.

Entre os serviços realizados estão o cercamento de 4060 m² no entorno das nascentes, plantio de 1.500 mudas em áreas se proteção permanente.

Também foi executado um conjunto de ações de educação ambiental nas escolas e na comunidade.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semam), Frederico Leite, disse esperar fomentar novas parcerias com a iniciativa privada que tragam resultados positivos para a preservação dos mananciais, como a realizada com a Gerdau.

Na ocasião também, a Semam lançou o Web Mapas, uma ferramenta de geoespacialização, desenvolvida para mapear e potencializar as ações ambientais em Itabirito.

Para Francisco Lafetta, gerente geral de sustentabilidade da Gerdau, o Rio Itabirito é uma das grandes riquezas a ser preservada, pois a água é fonte da vida, um recurso natural essencial.


Ele ainda destacou que a contribuição para a preservação e revitalização das nascentes é motivo de muito orgulho para todos nós da empresa.

Recuperação das nascentes

O projeto foi executado pela Gerdau, por meio de parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Ele é uma resposta à sugestão da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê de Bacia Hidrográficas Rio das Velhas, em contrapartida às atividades desenvolvidas pela empresa na região.

As intervenções teve também a participação da Prefeitura Municipal de Itabirito e da Adeasiap (Agência de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Paraopeba).

Foto: Divulgação

Publicidade