Reforço na prevenção e combate a incêndios florestais em Monlevade

Reforço na prevenção e combate a incêndios florestais em Monlevade
Brigada Florestal ArcelorMittal
Publicidade _

A ArcelorMittal está intensificando suas ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas sob sua responsabilidade em João Monlevade e região, devido à prolongada estiagem no Estado, que tem contribuído para o aumento de queimadas.

Nos últimos dias, a Brigada Florestal tem trabalhado incansavelmente para conter os incêndios em áreas próximas à rodovia BR 381, no Seara e no Distrito Industrial.

Composta por mais de 30 brigadistas e equipes de apoio, a Brigada Florestal da unidade da ArcelorMittal em João Monlevade não só combate as chamas, mas também monitora e vigia as áreas para detectar possíveis focos de incêndio.

Mesmo durante os meses de chuva, a equipe atua de forma preventiva, abrindo e mantendo aceiros para limitar a propagação do fogo.

O combate aos incêndios florestais exige cuidado e atenção, mesmo com o uso de tecnologias avançadas como drones. Os brigadistas seguem rigorosas normas de segurança para garantir a integridade de suas equipes. É fundamental que apenas pessoas treinadas atuem nessas situações, considerando as condições do terreno, clima e demais riscos envolvidos.

Prevenção

A prevenção é a chave para evitar queimadas e danos à fauna e flora. A população deve evitar práticas como queimar lixo doméstico, descartar cigarros em locais com vegetação, jogar resíduos na natureza, soltar fogos de artifício e fazer fogueiras em áreas florestais.

Qualquer incêndio intencional ou criminoso deve ser denunciado às autoridades competentes.

Fabiano Borges, gerente de Saúde e Segurança da unidade de Monlevade da ArcelorMittal, destaca a importância de seguir as orientações técnicas e de proteção para garantir a segurança de todos os envolvidos.

A prevenção é a melhor estratégia para preservar o meio ambiente e evitar tragédias causadas por incêndios florestais.

Publicidade