Regularização Fundiária Urbana – REURB, em Mariana

Processo garante direito legal à moradia

A iniciativa visa a regularização das moradias, formalizando-as em nome de seus ocupantes legítimos e, portanto, não resulta na perda da propriedade.
Publicidade _

A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Obras, informa que está em curso o processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB).
Este procedimento é fundamental para formalizar a ocupação de áreas por cidadãos que residem em assentamentos ainda não regularizados, assegurando o direito legal à moradia.
O REURB engloba uma série de ações jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, objetivando a melhoria das condições de vida dos moradores dessas localidades.
A iniciativa visa a regularização das moradias, formalizando-as em nome de seus ocupantes legítimos.
Em Mariana, o processo é orientado pelas diretrizes da Zona de Especial Interesse Social (ZEIS).

Esclarecimentos sobre o REURB

A administração do município esclarece que o processo de regularização não resulta na perda da propriedade; não é exigido um tamanho mínimo de lote para a regularização; não ocorre aumento no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em decorrência do processo.


Também a titulação é realizada independentemente das mudanças administrativas municipais e não afeta a continuidade de programas sociais como o Bolsa Família.
Deste modo, com a titulação, há uma expectativa de melhorias na infraestrutura urbana das áreas regularizadas, reforçando o direito à moradia digna e fomentando a inclusão social.
Também, a participação comunitária é um pilar central durante todo o processo de regularização, garantindo transparência e engajamento dos moradores envolvidos.

Publicidade
_

Foto: Mundo dos Inconfidentes

Publicidade