Representantes do sistema da Federação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fiemg), da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) e da Prefeitura do município estiveram reunidos na quarta-feira (14), para discutirem sobre a demanda por qualificação técnica profissional para os trabalhadores.
Para o analista de Políticas Públicas e assessor da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, Thiago Henrique dos Santos, o objetivo do encontro foi o de unir esforços para a elaboração de um plano de trabalho em conjunto entre essas instituições e assim, mapear a demanda e a procura por vagas na região do Médio Piracicaba. De acordo com ele, cursos de qualificação técnica dos profissionais voltada para a indústria é algo essencial para atender o município e a região.
Segundo dados da Fiemg apresentados durante a reunião, João Monlevade possui 570 indústrias que geram aproximadamente 8 mil empregos.
A agenda sobre qualificação vai de encontro com a política de enfrentamento dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19, em que serão estudados e implementados cursos de formação, bem como parcerias para apoiar os empreendedores na elaboração de suas estratégias de retomada.
Presenças
Estiveram presentes neste encontro os representantes do sistema Fiemg Rick Winkler, Clayton Neri de Oliveira, Fágna Lima, Jullie Fonseca, Gisele Assis, além de David Roosevelt Linhares e Cláudio Geraldo Pereira representando a Acimon.
Ao final da reunião, o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) que estavam em outra agenda durante o encontro, conversaram com os representantes das entidades para estreitar novas parcerias.