Início Saúde Saneamento Requerimento aprovado solicita referendo sobre anulação do contrato da Saneouro em Ouro...

Requerimento aprovado solicita referendo sobre anulação do contrato da Saneouro em Ouro Preto

Controvérsias se acentuam e são renovadas com a proximidade da cobrança do uso da água aferida por hidrômetros.

Apesar de tudo, cidade de Ouro Preto continua com "coleta e tratamento de esgoto zero".

A reunião dos vereadores de Ouro Preto nesta terça-feira (15) foi marcada pela participação da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (Famop) que no uso da Tribuna Livre, solicitaram a assinatura dos parlamentares em um requerimento propondo a realização de um referendo para consultar a população sobre a possibilidade de anulação do contrato de concessão do serviço de água e esgoto, atualmente sob a responsabilidade da Saneouro.
O requerimento apresentado foi assinado pelos 13 vereadores presentes durante a reunião, o que motivou que seja elaborado um Decreto Legislativo que será encaminhado à Justiça Eleitoral depois de aprovado em plenário. Após este processo, caberá à própria Justiça Eleitoral abrir e conduzir o referendo.
De acordo com o advogado da Famop, Guido Coutinho, o objetivo do requerimento é demonstrar a vontade popular em anular a concessão. “A pergunta é: o povo de Ouro Preto quer anular o contrato de concessão realizado entre o Município e a Saneouro?”.
Caso a metade mais um dos eleitores, hoje por volta de 30 mil, participem e a maioria simples destes que estiverem participando votem pelo sim, pela anulação, o processo pode determinar a suspensão da concessão.
Segundo Luiz Carlos Teixeira, presidente da Famop, é necessário ouvir a opinião da população de maneira democrática, com o objetivo de colocar em prática a vontade popular em relação à Saneouro. Ele sustentou que “ durante todo processo de concessão da água e do tratamento de esgoto o povo não foi ouvido, o povo não foi chamado para ser escutado sobre o que ele quer”.
A proposição é prevista na Lei Municipal Nº 23/2002 e na Lei Federal Nº 9709/1998, onde tem-se que o Referendo é uma consulta formulada ao povo para que delibere sobre questões de grande interesse para a municipalidade, de natureza legislativa ou administrativa, exigindo porém que o referendo seja convocado após publicação de um Decreto Legislativo, para que o povo manifeste sua concordância ou rejeição.

Presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Luiz do Morro.

Para o vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), presidente da Casa Legislativa, a realização do referendo é de extrema importância para que o povo possa se manifestar em relação à SaneOuro. “ a realização deste referendo mostrará, tanto para o Executivo, como para o Legislativo, o verdadeiro desejo da nossa comunidade sobre a Saneouro, e o desejo da comunidade deve ser acatado pelos Poderes”, ressaltou.

Foto: Acom/CMOP

Sair da versão mobile