Resgate Voluntário de Barão de Cocais atende ocorrências na região

Combate a incêndios

Equipe teve participação intensa no combate a vários focos de incêndios, inclusive na região de Sumidouro, em Santa Bárbara.
Publicidade _

O Grupo de Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE), por meio da Brigada Florestal Voluntária e em parceria com a SEG BH Segurança Contra Incêndio Ltda, vem atendendo a várias demandas e solicitações, seja do Poder Público ou da população em geral.
Neste terça-feira (17/09), o grupo deu apoio ao combate a incêndio em Sumidouro, trecho pertencente a Santa Bárbara, próximo à entrada do Caraça.
As chamas tomavam conta de um bambuzal, e diante da dimensão, eram riscos tanto à rede elétrica quanto a uma residência próxima.
O trabalho foi intensificado no período noturno e demandou tanto a mão de obra dos voluntários e da empresa contratada, quanto dos equipamentos. Ninguém ficou ferido.

Outro trabalho recente dos voluntários foi preventivo e ocorreu na última sexta-feira, dia 13 de setembro.
A Brigada Voluntária atendeu a um chamado do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para medidas emergenciais para prevenção de incêndios no entorno da Igreja Mãe Augusta do Socorro, situada no povoado do Socorro, na zona de evacuação da barragem de Gongo Soco, em Barão de Cocais.
O pedido foi devido ao trabalho dos voluntários, reconhecido pelo Ministério Público.
Segundo Uelinton Rodrigues, presidente do GRVE, o pedido foi especialmente pelo grupo ter conhecimento daquela região.

Assim, foi realizado aceiro no entorno da Igreja. Os trabalhos foram acompanhados pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e o próprio MPMG.
A ação teve suporte remoto da Vale S.A., conforme determinação da Justiça.

Parceria

Como bem destacado pelo Grupo de Resgate Voluntário de Barão de Cocais, a empresa SEG BH Segurança trabalha em conjunto com os voluntários, por meio de contrato da empresa com a Prefeitura local, no combate a incêndios florestais.
O GRVE segue trabalho 100% voluntário, com apoio da sociedade e busca permanente de apoio do Poder Público. Para tanto, é estudado um convênio com a Prefeitura para a estruturação do grupo.
Outro ponto que merece destaque é que os voluntários atuam em outras áreas, como socorro clínico, primeiros socorros, resgate de animais, novamente, 100% voluntário.
Doações

Aqueles que desejam ajudar o GRVE a continuar esse trabalho, pode fazer doação via PIX (chave CNPJ: 13.924.990/0001-04).
Também pode ser feita a doação de materiais diversos. Em caso de dúvida entre em contato pelo telefone (31)99526-0142 ou faça uma visita aos voluntários.
A sede do GRVE é na avenida do Contorno, antiga Estação Ferroviária, em Barão de Cocais.

Foto: Divulgação

Publicidade