Início Cidades Barão de Cocais Resgate Voluntário de Barão de Cocais terá nova sede

Resgate Voluntário de Barão de Cocais terá nova sede

Junto com ela, repasse de 300 mil garante a revitalização. Recursos vieram da compensação da mineradora Vale

Antiga estação ferroviária será transformada na base da GRVE. O local foi escolhido por motivos estratégicos.

O Grupo de Resgate Voluntário de Barão de Cocais (GRVE) ganhará uma nova base após 13 anos. Em reunião realizada nesta quinta-feira (05) com o diretor do GRVE, Uelinton Rodrigues da Silva (Tico), o prefeito Décio dos Santos assinou um termo cedendo o espaço da antiga estação ferroviária ao Grupo.

Para servir adequadamente como sede, o GRVE receberá também um repasse no valor de R$ 300 mil para a revitalização do espaço. O montante foi conquistado pela Prefeitura através do Plano de Compensação e Desenvolvimento elaborado entre Poder Público, sociedade civil e Vale.

A localização da nova base foi escolhida de forma estratégica, explicou Uelinton Rodrigues da Silva: “Por ser um local central, com fácil acesso à avenida do contorno e às rodovias MG-129 e MG-436, conseguiremos atender às ocorrências com um tempo de resposta muito menor”.

Para o prefeito Décio do Santos, “em um trabalho onde cada segundo conta, essa velocidade no tempo de resposta é muito importante”. Ainda segundo ele “o Grupo de Resgate Voluntário de Barão é composto por verdadeiros heróis, e a cidade deve reconhecer a importância deles e valorizá-los”.

Além do novo espaço e repasse a sua revitalização, a Prefeitura fornece ao GRVE, desde o ano passado, repasses de subvenção. Concedidos por meio da Secretaria de Saúde, os recursos somam R$ 72 mil anuais.

Antiga sede

A antiga sede do GRVE, no bairro São Benedito, foi cedida pelo Santuário São João Batista, e toda a equipe tem um carinho imenso pelo espaço. Mas um local mais próximo ao Centro, que permitisse atender aos chamados mais rapidamente, era um sonho antigo do diretor Uelinton Rodrigues: “Foi uma luta de 13 anos, e hoje finalmente teremos a oportunidade de realizar este sonho de construir essa base”.

Sair da versão mobile