Reunião Especial marca lançamento da campanha Natal Sem Fome

Assembleia Legislativa mineira vai mobilizar rede de parceiros para apoiar e promover no Estado a edição deste ano.

Maior produtor de proteína animal do planeta e segundo maior na produção de grãos, Brasil não garante um bife e o feijão com arroz a considerável parcela da sua população.
Publicidade _

Uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil, a campanha Natal Sem Fome será oficialmente lançada no Estado nesta quinta-feira (18/11/21), a partir das 16 horas, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Organizada pela ONG Ação da Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, a iniciativa já ajudou mais de 20 milhões de pessoas a terem um Natal digno. Por meio de várias ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Legislativo, a Assembleia vai mobilizar uma rede de parceiros para auxiliar e promover a edição deste ano.

Na solenidade desta quinta (18), o presidente Agostinho Patrus (PV) assinará uma carta de apoio da ALMG à campanha. Representantes de órgãos de imprensa do Estado também serão convidados a assinar o documento. Ainda está prevista uma apresentação do cantor Maurício Tizumba, embaixador do Natal Sem Fome.

Até o dia 18 de dezembro, o Parlamento mineiro vai ajudar a Ação da Cidadania em Minas Gerais a arrecadar recursos, que serão utilizados para a compra de cestas básicas para a população mais vulnerável. As doações serão recebidas pela Associação Arebeldia Cultural, entidade parceira na execução de ações do Comitê Estadual da Ação Cidadania no Estado.

A Assembleia vai recolher diretamente doações em brinquedos novos, em postos de coleta físicos que serão instalados na sede do Legislativo. Esses materiais também serão destinados à Arebeldia.

As ações integram o programa Assembleia Solidária, criado em setembro de 2011 pela ALMG e pelos parceiros Aslemg, Aplemg, Sindalemg e Sicoob Cofal, e cujo objetivo é engajar pessoas e organizações em causas sociais.

Já foram organizadas campanhas para vítimas do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central), em 2015, e das chuvas em 2017 e 2020, assim como campanhas sazonais, para a aquisição, por exemplo, de material médico-hospitalar indispensável no combate à pandemia de Covid-19 destinado às unidades de saúde de Belo Horizonte.

União faz a força

Do mesmo modo que nas décadas de 80 e 90, do século passado, flagelo da fome é diário na vida de milhões de brasileiros.

E se cada um fizer a sua parte? Essa é a mensagem da campanha Natal Sem Fome 2021, que volta à década de 1990 com a releitura da “Fábula do Beija-Flor”, uma das histórias contadas por Betinho. Nela, o pássaro é questionado, ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo de que, se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar.

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) apontam que atualmente 116,8 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, sendo que 19,1 milhões passam fome.

Foto capa: Ricardo Barbosa

Publicidade