Na tarde da última segunda-feira (24), ocorreu a sessão solene de apresentação dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras credenciados pela Câmara Municipal de Mariana. Os intérpretes Jaqueline Ferreira Matias do Patrocínio e Lívio Ramsés Ucran de Oliveira iniciaram suas atividades no mesmo dia, data em que é comemorado o Dia Nacional de Libras.
Agora, as reuniões ordinárias dos vereadores têm tradução simultânea para a linguagem oficial de comunicação com os surdos.
A presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), Gilma Vilas Boas, e a assistente social da associação, Maria Aparecida Tavares, participaram da solenidade de forma presencial, no Plenário, e reforçaram a importância desse momento para a comunidade surda.
O presidente da Casa, Fernando Sampaio, informou que o credenciamento dos intérpretes é uma demanda antiga da comunidade com deficiência auditiva e surda. A demanda foi atendida este ano, em uma ação inédita de acessibilidade na primeira Casa de Leis de Minas Gerais. Os deficientes auditivos e surdos terão acesso completo às reuniões ordinárias.
O vereador ressaltou que esta é uma conquista para a população surda ser inserida nas discussões da comunidade e para a Câmara de Mariana, em poder proporcionar essa inclusão.
Acompanhe as reuniões ordinárias da Câmara, agora com a tradução dos intérpretes Lívio e Jaqueline, nas segundas-feiras, às 16h, pelo site camarademariana.mg.gov.br ou pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube.