Localizado a 27 quilômetros de Itabirito, o distrito de Ribeirão do Eixo, será palco, neste sábado, 29 de outubro, de mais uma atração do Festival das Montanhas e Águas de Minas. Patrocinado pela Gerdau, o Festival apresentará a Queima de Alho – tradição de culinária típica de comitivas de peões de boiadeiro – às 17 horas e, às 19h, o show do Trio Mineiro de Viola. A programação gratuita acontecerá na quadra coberta.
Coordenado por Geraldo Almeida, o Trio Mineiro de Viola é um grupo musical com foco na música sertaneja de raiz, que trabalha o resgate das modas de violas antigas e tradicionais da cultura mineira. “Como carros-chefe do repertório, temos clássicos como Menino da Porteira, Chalana, Chico Mineiro, Tocando em Frente e outros semelhantes tocados em violas de 10 cordas”, conta Almeida, que também é fundador da primeira orquestra de violas caipira do Brasil, a Orquestra Mineira de Violas. “Ouvir o Trio Mineiro de Violas é mergulhar na mais remota das tradições mineiras, a sua música de raiz”, completa.
“O que nós temos de mais rico na região é o potencial natural, com suas montanhas, cachoeiras; e o potencial cultural. Como era uma rota de tropeiros, é muito rica em gastronomia, artesanato e também remete à música de raiz, à viola caipira de raiz. O festival propõe resgatar essas culturas e tradições, valorizar as pessoas e seus produtos e divulgar isso”, ressalta o diretor artístico do Festival das Montanhas e Águas de Minas, Rud Carvalho.
A iniciativa do Festival das Montanhas e Águas de Minas é da Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação da Gerdau, apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito, produção da New View e realização da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.
Foto: Divulgação