Roda de Viola celebra a lua cheia e a tradição tropeira em Ipoema

Atrações musicais são Lino Violeiro e Rubinho do Vale

A tradicional Roda de Viola movimenta o distrito de Ipoema, em Itabira, entre os meses de maio a outubro, sempre em noites de lua cheia. Rubinho do Vale é uma das atrações no sábado.
Publicidade _

Passear por Ipoema, por si só, já é uma viagem na história do tropeirismo
E se for em um sábado de lua cheia, quando acontece a tradicional Roda de Viola, aí a viagem pela cultura dos tropeiros fica completa.

A atração nasceu com a missão de resgatar, preservar e promover essa cultura, trabalhando suas tradições e costumes.
Deste modo, no próximo sábado (26), mais uma edição do evento será realizada na praça Augusto Guerra, em frente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no pequeno distrito de Itabira.

Durante o evento são trabalhadas as tradições deixadas pelos tropeiros, que confraternizavam nas noites de lua, por acreditar que a energia seria propícia para manter a união da tropa.

Publicidade
_

Conta a história, que eles celebravam o sucesso das tropeadas e aproveitavam o descanso para contar “causos” e tocar uma boa moda de viola.

Assim também acontece durante a Roda de Viola de Ipoema.
A atração promove e impulsiona o rico intercâmbio cultural, onde apresenta uma vasta programação para valorizar a tradição e o protagonismo da viola, sem perder de vista a conexão com as demais expressões culturais que envolvem a cultura tropeira.

O evento conta com estaladores de chicotes, trovadores, ritual do fogo, as lavadeiras e muita moda de viola com violeiros consagrados e artistas da terra.
Na edição de agosto as atrações são Lino Violeiro e Rubinho do Vale.

No embalo da viola, noite acontece com muita música e diversão para turistas, visitantes e moradores locais.

Publicidade