Rodada de negócios aproxima produtoes e comerciantes de Barão de Cocais

Publicidade _

A Prefeitura de Barão de Cocais, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico, e em parceria com a EMATER-MG, o SIM e os produtores rurais realizou, no último dia 21, a 1ª ‘Rodada de Negócios’, cujo objetivo foi apresentar as quitandas produzidas no município para comerciantes locais, possibilitando uma aproximação que resulte em negócios futuros.

A iniciativa da ação partiu da demanda de um quitandeiro ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e uniu os comerciantes e quitandeiros num encontro agradável regado a café e chás para acompanhamento das quitandas. Pães, biscoitos, broinhas sequilhos dentre outras delícias compuseram uma mesa farta de comida e de histórias.

“Foi uma tarde especial e produtiva, fiquei satisfeita com a participação dos comerciantes que estiveram presentes e do entusiasmo dos quitandeiros em falar dos seus produtos, e sua trajetória no ofício. Foi uma semente plantada, faremos outras rodadas com exposição e degustação de mais variedades de produtos inspecionados pelo SIM. Precisamos valorizar e fortalecer as riquezas gastronômicas locais, em especial às famílias que se dedicam ao campo e a manutenção das nossas histórias. Agradeço a todos que contribuíram para a realização da 1ª Rodada de Negócios”, comentou a agente do SIM, Gizele Barbosa.

Na oportunidade os comerciantes puderam degustar as quitandas produzidas e conversaram com os quitandeiros sobre a produção, embalagens, além da possibilidade de fornecimento.

“Tivemos um momento muito rico de troca de experiências e abertura de novos canais de comercialização para as quitandas. Além de reforçar a importância das quitandas como riqueza histórica, cultural, gastronômica e econômica do município”, afirma Rejane Mendes, técnica da EMATER-MG.

“O Modo de Fazer Quitandas, tombado como Patrimônio Imaterial de Barão de Cocais, assim como o Modo de Fazer Goiabada Cascão – também tombado – são tesouros que temos que valorizar, apoiar e manter vivo para as futuras gerações”, destacou Rejane.

Ao final, várias conversas foram iniciadas entre os participantes, dando o pontapé inicial na possibilidade de bons negócios.

Publicidade