Rússia declarou cessar-fogo temporário para evacuar civis de duas cidades ucranianas

O Ministério da Defesa russo anunciou neste sábado um cessar-fogo temporário para permitir a evacuação dos habitantes de duas cidades sitiadas na Ucrânia, incluindo o porto estratégico de Mariupol.

Maior deslocamento de refugiados desde a segunda guerra mundial está em curso na Europa com a eclosão do conflito na Ucrânia.
Publicidade _

As tropas russas interromperam os ataques e abriram corredores humanitários para permitir a saída de Mariupol e Volnovakha. A decisão faz parte das conversas que os representantes de Kiev e Moscou realizaram na quinta-feira e foi tomada na madrugada deste sábado, pelo horário de Brasília.

“O lado russo declara um regime de silêncio (de armas) e a abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis de Mariupol e Volnovakha “, informou a pasta da Defesa russa.

O prefeito de Mariupol, cidade cercada por soldados russos por seis dias, informou que serão necessárias “várias etapas” para evacuar a cidade de 450.000 habitantes e localizada à beira do mar de Azov.

“No total, serão necessárias várias etapas de evacuação, divididas em vários dias para que cada pessoa que queira sair possa fazê-lo”, acrescentou a mesma fonte.

Desde o início dos bombardeios, moradores de Kiev buscam refúgio, onde for possível, levando apenas pequenos pertences.

A retirada organizada acontecerá em ônibus municipais de três pontos da cidade e em veículos particulares, que devem seguir rigorosamente um trajeto pré-estabelecido, informou a prefeitura local.

Horas antes do anúncio russo, o prefeito de Mariupol, Vadim Boychenko, disse que a cidade estava enfrentando um “bloqueio” das forças russas após dias de ataques “implacáveis”.
As tropas russas cortaram o fornecimento de eletricidade, comida, água, gás e transporte na cidade portuária.

“Por enquanto, estamos procurando soluções para problemas humanitários e todas as maneiras possíveis de tirar Mariupol do bloqueio”, disse Boychenko.

Mais de um milhão de pessoas já atravessaram as fronteiras ucranianas à procura de segurança em outros países europeus.

A Ucrânia e a Rússia concordaram na quinta-feira passada em criar corredores humanitários para evacuar civis e entregar alimentos e remédios , como parte da segunda rodada de negociações na Bielorrússia.
Ambos os países abriram as portas para uma terceira reunião neste fim de semana, após as duas primeiras em que houve pouco progresso na decretação de um cessar-fogo.

Foto: AFP e Getty images

Publicidade