Início Cidades Mariana Samarco alcança produção de 20 milhões de toneladas de pelotas de minério...

Samarco alcança produção de 20 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro

Empresa prevê alcançar 60% da capacidade produtiva a partir de 2025.

A partir de 2020, mineradora embarcou 200 navios com seus produtos para mercados da Europa, norte da África, Oriente Médio e Américas, além do mercado interno.

A Samarco atingiu, nesta semana, a marca de 20 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro produzidas desde a retomada das operações em dezembro de 2020.
Nesse período, foram embarcados 200 navios.

A empresa retomou suas operações sem a utilização de barragens de rejeitos, e prevê alcançar 60% da capacidade produtiva a partir de 2025.

“Avaliamos esse desempenho de uma forma positiva para o nosso negócio. A continuidade das operações também é uma oportunidade para que possamos compartilhar valor com a sociedade”, destacou o diretor de Operações, Sérgio Mileipe.

Sérgio Mileipe, Diretor de Operações da Samarco

Segundo o diretor, para esse ano a expectativa é que a produção atinja cerca de 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro.

Isto significa um incremento de 10% com relação ao volume produzido nos dois anos anteriores.

Ele assegurou que as boas práticas mostram que é possível fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável, conforme o propósito da mineradora.

Segundo o gerente-geral Comercial e Marketing, Renato Pereira, a Samarco consolidou seu retorno ao mercado desde a retomada operacional.
“Mais do que números, além de concretizarmos a estabilidade operacional da empresa, restabelecemos e estreitamos ainda mais as relações com nossos clientes. Fornecemos produtos de elevada qualidade cujo valor agregado proporciona maior eficiência e performance na produção de aço, contribuindo também para a redução de gases de efeito estufa, como o CO2″, ressaltou Renato.

Os produtos da Samarco integram a cadeia produtiva de importantes siderúrgicas da Europa, Oriente Médio, Norte da África e Américas, além do mercado interno.
A previsão é que a retomada total da capacidade produtiva seja alcançada de maneira segura até 2028.

Somente para este ano os investimentos da empresa são da ordem de R$ 1,6 bilhão.
Além da sustentação do negócio, os recursos são destinados ao projeto de descaracterização da cava e da barragem de Germano, obras em estágio avançado, e a projetos de inovação.

Desenvolvimento Sustentável

A Samarco tem investido em tecnologias inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável.
Entre as ações, destaca-se o pioneirismo da empresa na utilização de resíduos de lavra de mármore na produção de pelotas de minério de ferro, como alternativa complementar ao calcário.
Atualmente 30% das pelotas produzidas possuem coproduto de mármore.

Desde a homologação do coproduto em outubro de 2022, foram adquiridas mais de 21 mil toneladas do material.
Entre os vários benefícios estão a redução da emissão de dióxido de carbono e do consumo de combustível, além dos impactos positivos na qualidade da pelota.

Dry Stacking

Para realizar o projeto, a empresa investiu cerca de R$ 19 milhões.

Ele consiste na construção de uma nova planta de filtragem e de aterros experimentais para uma análise abrangente das melhores formas de disposição e do comportamento geotécnico das pilhas de rejeitos.


Desde a retomada gradual das operações, a Samarco opera com um sistema de filtragem e empilhamento a seco de cerca de 80% do rejeito gerado.

O Dry Stacking é um projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que permitirá que a empresa atinja a marca de 100% de rejeito seco e disposto em pilhas.

Foto: Jefferson Rocio e Pixel Vídeo

Sair da versão mobile