Samarco antecipa metas de produção e coloca novamente em funcionamento outra usina em Ubu

São duas usinas em funcionamento

Na véspera de completar 47 anos, empresa aciona unidade que estava paralisada no complexo localizado em Anchieta (ES) e anuncia que trabalha para atingir 60% de capacidade produtiva até o final deste ano.
Publicidade _

Nesta sexta-feira (23) um dia antes de completar 47 anos de atividades, a Samarco reativou a usina P3 do Complexo de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo.
Assim, a partir de agora, duas usinas de pelotização estão em funcionamento, contribuindo com o objetivo de alcançar, até o final deste ano, 60% da sua capacidade de produção de pelotas, algo em torno de 18 milhões de toneladas/ano.
Para isso, a mineradora está investindo R$ 1,6 bilhão, que permite ainda a construção de uma nova planta de filtragem de rejeitos e a volta à operação de mais um concentrador na planta de Germano, situada nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.
Este investimento é proveniente do fluxo de caixa da empresa obtido após o retorno das atividades industriais, sem necessidade de novos aportes de suas controladoras ou empréstimos.
Com os investimentos realizados tanto em Germano como em Ubu, a produção deve chegar a 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro anualmente e, até 2028, deverá operar com 100% da sua capacidade .
A atual fase da retomada possibilitou a criação de aproximadamente 3.000 postos de trabalho nos dois estados, sendo 600 deles diretos.
As contratações focaram a mão de obra local e grupos minoritários, como mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+.
Hoje a empresa tem cerca de 15 mil funcionários, entre diretos e indiretos, sendo que 85% deles são constituídos de mão de obra local.
Para voltar a funcionar, a usina de pelotização recebeu atualização tecnológica e manutenção dos equipamentos de instrumentação e automação, figurando entre as mais modernas do mundo, utilizando um sistema de filtragem e empilhamento a seco, sem disposição de rejeitos em barragens.
O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, destacou que: “Reativar mais uma usina, a P3, no mês do nosso aniversário, é simbólico. Esse retorno, antes do prazo previsto, representa o compromisso que temos com todos os nossos empregados e contratados e, sobretudo, o compromisso com a nossa função social nos territórios onde atuamos”.


Presenças

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante discurso na reativação da Usina de Pelotização 3 da Samarco, em Ubu


Além de outras autoridades e membros do setor empresarial do Espírito Santo, participaram do evento de inauguração o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, que destacou a importância da reativação para a geração de mais empregos e desenvolvimento para o município e o estado capixaba.
Em discurso, antes do acionamento da usina, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que a retomada da Usina de Pelotização 3 ser muito importante para o estado, principalmente na geração de tributos, empregos e oportunidades para as empresas fornecedoras da Samarco.
“Temos que comemorar, pois a retomada da usina vai trazer desenvolvimento que será revertido para toda a sociedade”, enfatizou.

Foto: Divulgação Samarco e Mundo dos Inconfidentes

Publicidade