Samarco conquista selo que reconhece alto padrão de qualidade e transparência de inventário de gases do efeito estufa

Após inventário anual

Relatório GHG protocol considera tanto as atividades operacionais quanto os projetos da empresa, especificando as principais fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Publicidade _

A Samarco conquistou pelo terceiro ano consecutivo o selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol para o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2023.
O certificado é concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em reconhecimento à confiabilidade, qualificação e transparência dos dados contidos em inventários de Gases de Efeito Estufa elaborados pelas organizações.

O inventário anual da Samarco foi elaborado por empresa independente e, posteriormente, submetido a avaliação da equipe do GHG Protocol.
O relatório considera tanto as atividades operacionais quanto os projetos da empresa, especificando as principais fontes de emissão de GEE, o que permite a gestão de indicadores e definição de metas para redução de emissões.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Samarco, João Batista Soares Filho, o inventário de GEE declara onde estão as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa da empresa e é o primeiro passo para estabelecer indicadores e metas para reduções de emissões.

A conquista do selo atesta que a coleta, conferência e verificação dos dados está seguindo um processo rigoroso, qualificado e maduro, que está alinhado ao propósito da empresa de fazer uma mineração diferente.

“Este reconhecimento público da qualidade técnica dos inventários GEE da Samarco mostra que estamos no caminho certo para os desafios e oportunidades de descarbonização da empresa e do setor, visando contribuir para limitar o aquecimento global e atuar frente às mudanças climáticas”, ressaltou João Batista.

Os inventários do programa Brasileiro GHG Protocol são classificados com selos ouro, prata e bronze, conforme a transparência e completude dos dados emitidos.

O resultado é público e, para conhecer os dados da Samarco, acesse o link:

https://registropublicodeemissoes.fgv.br/estatistica/estatistica-participantes/822

Sobre o Programa


O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável(CEBDS), World Business Council for Sustainable Development(WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.


Objetivos


O programa busca estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações.
Além disso, proporciona instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Publicidade