As obras de perfuração do poço artesiano em Santa Rita de Ouro Preto já estão em andamento. Além da perfuração do poço, estão previstas a construção de dois quilômetros de adutora, a substituição de redes, a padronização das ligações de água e a implantação de um novo reservatório de 250 mil litros de água. Com um investimento de cerca de R$1,5 milhões, as obras vão beneficiar aproximadamente 2.500 pessoas do distrito.
Com a maior produção de água, a expectativa é desativar as captações superficiais que abastecem o distrito atualmente. O abastecimento por poços artesianos capta água das reservas subterrâneas, com volume bem superior. Isso aumenta a quantidade, a qualidade e a regularidade da água disponibilizada para a população.
Novos poços artesianos
Devido aos benefícios representados com poços artesianos, a SANEOURO tem buscado realizar esse tipo de investimento em diversos locais da sede e dos distritos ouro-pretanos. Em Antônio Pereira, por exemplo, o empreendimento já foi concluído e está operando com um aumento da vazão, passando de 16 para 36 litros por segundo. A segunda etapa das obras fará a implantação de novas redes, com diâmetro adequado.
A empresa também conta com o licenciamento ambiental para perfuração de outros cinco novos poços artesianos: bairros Água Limpa (sede) e Vila Alegre (Cachoeira do Campo), distrito de Santo Antônio do Salto, além das localidades de Soares (Glaura) e Riacho (Amarantina). Isso significa uma forma de evitar a interrupção e problemas no abastecimento e um aumento da produção de água para grande parte da população ouro-pretana.
Foto: Divulgação Saneouro