Chefe do Executivo já assinou carta-compromisso e município agora é parte da maior coligação do mundo de governos locais contra as mudanças climáticas.
Santa Bárbara aderiu, recentemente, ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e Caribe(GCoM-LAC), sendo esta a maior coligação do mundo de governos locais contra as mudanças climáticas. Isto representa um primeiro passo para a construção de sociedades mais limpas e harmônicas com o Meio Ambiente.
O Pacto se estrutura embasado por ampla governança, capaz de dar apoio aos municípios signatários. A estruturação conta com um Secretariado e um Comitê Diretivo Regional.
Compromissos
Dentro de até três anos, a partir da assinatura deste compromisso, Santa Bárbara desenvolverá, conforme prevê o Pacto Global, um inventário de emissões de gases do efeito estufa a nível municipal e uma pesquisa sobre os riscos e vulnerabilidade climáticas; metas ambiciosas, mensuráveis e com limites temporais a fim de reduzir/limitar as emissões de gases de efeito estufa, para aumentar a resiliência local à mudança climática; meta justa para melhorar o acesso à energia sustentável e acessível; e plano(s) a fim de tratar da mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e o acesso à energia sustentável, considerando provisões para avaliações e revisões anuais ou bienais.
ODS
Esta pauta é mais uma ação do Município alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, neste caso, aos de número 7 e 13, que tratam, respectivamente, de Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos e de Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.