Santa Bárbara integrará Consórcio para descarte de lixo doméstico

Alternativa soluciona problemas do aterro sanitário em Santa Bárbara, através da participação no consórcio intermunicipal. Foto: Mundo dos Inconfidentes.
Publicidade _

Durante pesquisas e estudos na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o município encontrou no Consórcio Público de Gestão dos Resíduos Sólidos a solução para isso.

 O Consórcio possui um aterro sanitário, localizado, estrategicamente, entre João Monlevade, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba, Nova Era e Alvinópolis, que pode ser utilizado pelos municípios participantes.

O local tem capacidade para receber 55 toneladas de lixo, por dia, e segue todos os critérios ambientais e normas operacionais específicas, permitindo, assim, uma disposição final segura do resíduo domiciliar.  

A gestão compartilhada do aterro sanitário, por vários municípios, garante o estabelecimento de estratégias para maior eficiência e redução dos custos operacionais.

Recentemente, a Câmara aprovou uma lei a fim de disciplinar a participação de Santa Bárbara em consórcios públicos. Com isso, foram iniciadas as tratativas para o ingresso no Consórcio de Resíduos Sólidos e, em breve, o aterro municipal será desativado.  

Publicidade