Está em andamento o trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Santa Bárbara para instalar nos prédios públicos do município o sistema de usinas fotovoltaicas.
Para isso, a administração municipal está investindo R$ 5 milhões na tecnologia que utiliza placas solares para captar e converter a luz do sol em energia elétrica.
Instaladas nos telhados dos prédios, elas visam tornar os edifícios ou estruturas, em lugares eficientes para aproveitar a luz solar.
Noutra vertente, o sistema gera energia renovável e limpa, que não emite poluentes à atmosfera e ainda, alivia despesas aos cofres públicos.
Estão em pleno funcionamento os sistemas instalados nas creches municipais: Maria Célia Torres e Maria das Graças Roque Perdigão. Outro ponto é o Ginásio do Centro Esportivo de Santa Bárbara (Cesb).
Após os estudos de viabilidade, as outras três unidades serão instaladas no Ginásio Emília Mendes da Fonseca, na Escola Irmã Amandina Maria e nos ginásios dos bairros Santa Mônica e São José, com previsão de funcionamento até fevereiro de 2025.
Santa Bárbara investe R$ 5 milhões em usinas solares
Energia limpa