Início Cultura Santo Antônio do Leite retoma a sua Feira Livre com atrações

Santo Antônio do Leite retoma a sua Feira Livre com atrações

O evento no distrito de Ouro Preto terá música, gastronomia local e artesanato nos dias 11 e 12 de junho

Atividades tem apoio da FAOP no distrito conhecido por sua prataria e artesanato. Elas serão realizadas na Praça da Matriz.

O distrito ouro-pretano de Santo Antônio do Leite realiza nos próximos dias 11 e 12 uma Feira Livre, que vai reunir gastronomia local, música e artesanato. A Feira Livre de Santo Antônio do Leite começou a ser realizada há 30 anos, mas teve de ter interrompida devido à pandemia da Covid-19. O evento tem o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

Nesta edição, a proposta é retomar a ação que já foi muito prestigiada por moradores e turistas e oferecer espaço gratuito para exposição e venda de artesanato local.

Thays Castanheira, designer de joias e moradora do distrito, comemora o retorno do evento. “O segmento do artesanato tem tido dificuldades na retomada e desenvolvido estratégias de reinserção no mercado, uma delas são as feiras presenciais. Então, para nós artesãos, a iniciativa é muito boa”, comenta.

A Feira Livre terá acesso gratuito e acontecerá ao lado da Igreja de Santo Antônio, das 10h às 20h. Na programação, shows de bandas locais de MPB, Blues, Samba entre outros estilos. A culinária local também estará presente com cozinhas ao vivo, e chefs convidados, além de bebida e comida à venda nas tradicionais barraquinhas. O espaço para os artesãos será gratuito mediante inscrições para organização dos lugares que serão reservados.

Santo Antônio do Leite

Santo Antônio do Leite é um distrito de Ouro Preto do século XVIII. Suas construções antigas, sua arte e cultura preservam o modo de vida simples e pacata do interior de Minas Gerais. As atrações naturais têm estimulado iniciativas no setor de ecoturismo.
O artesanato em prata é muito forte em Santo Antônio do Leite. O trabalho artesanal é desenvolvido em diversos ateliers utilizando prata e pedras brasileiras tendo como principal cliente o mercado europeu. Além da prata, encontra-se também o trabalho em cerâmica, artes plásticas, bordados, crochês e outros.

Foto: Instituto Estrada Real

Sair da versão mobile