São Gonçalo implanta a Equoterapia para atendimento na Educação

Projeto é pioneiro na região do Médio Piracicaba para o atendimento a crianças com necessidades especiais.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano.
Publicidade _

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou, nesta sexta-feira (8), o atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais através da Equoterapia, com aula inaugural no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.

Esse é mais um atendimento inovador para a população do município, já que na nossa região do Médio Piracicaba não há oferta deste tipo de serviço. Inicialmente serão atendidas 44 crianças selecionadas por meio do Núcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE) e que já estão em atendimento. As crianças serão divididas em quatro turmas.

Durante a apresentação das atividades, foram realizadas demonstrações com o cavalo (que atende pelo nome de Futuro), e com algumas crianças que serão atendidas pelo projeto. Há cerca de um ano o cavalo, que é de grande porte, passa por treinamento e condicionamento específico. Ele apresenta ótimas condições de saúde e está sob constante cuidado de um veterinário.

Publicidade
_

Presente na apresentação do projeto, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos destacou que o foco da administração municipal é na educação e no bem estar das pessoas através do desenvolvimento econômico e na geração de empregos, que promovem qualidade de vida para a população são-gonçalense.

O projeto

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilitação e o cavalo atua como instrumento didático-pedagógico no processo terapêutico adotado.

Na Secretaria Municipal de Educação, o programa básico da Equoterapia que será desenvolvido é o de Educação e Reeducação, com abordagem individual e planejada das técnicas terapêuticas e psicopedagógicas desenvolvidas pela equipe de profissionais responsáveis pelo projeto.

Foto: Daniel Cota/AcomPMSGRA

Publicidade