São Gonçalo inicia atividades para implantação de sistema agroflorestal

Objetivo é promover o uso de práticas sustentáveis no manejo agroflorestal. Grandes áreas do município e da região são cobertas pela monocultura de eucalipto.

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, professores da disciplina Educação Ambiental escutam atentos o professor, Saul Moreira, da Universidade de Uberlândia (UFU) e Pedro Figueiredo (Igtech), que realizam coleta de solo.
Publicidade _

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e consultoria do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtech) iniciou esta semana, os trabalhos para implantação do sistema de agrofloresta.

De acordo com o professor/doutor, Bráulio Magalhães foram iniciados os levantamentos de solo para verificar a fertilidade natural do terreno. Serão feitas trincheiras para coleta de amostras de solo de análise clínica em laboratório, o qual apresentará diagnóstico da quantidade de nutrientes como cálcio, potássio, manganês etc. Essa etapa de coleta de solo em campo e análise deve se estender por 30 a 40 dias.

A partir de então, serão determinadas as técnicas naturais de plantio e as espécies a serem cultivadas no local, como árvores frutíferas, hortaliças e outras plantas. Todo trabalho a ser desenvolvido no terreno adquirido pela prefeitura é baseado em práticas sustentáveis de agrofloresta.

Publicidade
_

O sistema agroflorestal reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a plantas que integram a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos sustentável que ainda faz a recuperação vegetal e do solo.

Foto: Nívia Leles/Acom/PSGRA

Publicidade