São Gonçalo inicia comemorações da Semana da Água com seminário da Expedição Piracicaba

São Gonçalo inicia comemorações da Semana da Água com seminário da Expedição Piracicaba
Lavadeiras da Prainha se apresentaram no evento - Daniel Cota Acom PMSGRA
Publicidade _

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou na manhã desta terça-feira (21), as atividades em comemoração ao Dia da Água com o Seminário das Águas da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio.

O evento contou com bom público, composto por estudantes da rede municipal de ensino, autoridades municipais e representantes da sociedade civil.  As atividades tiveram início com a apresentação de vídeo elaborado durante a execução da expedição que mapeou o rio Piracicaba e seus afluentes, desde a sua nascente, em Ouro Preto, até desaguar no rio Doce, em Ipatinga.

As “Lavadeiras da Prainha” da Associação do Bem Estar da Terceira Idade (Abeviti) se apresentaram com repertório inspirado na cultura popular do município, com músicas baseadas em vivências das mulheres que antigamente lavavam roupas nas águas puras e cristalinas do Rio Santa Bárbara.

Durante o evento foram apresentados pelo professor Dr. Eduardo Aguiar do Couto, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), os resultados das análises e estudos da água, ocupação do solo e ordenamento urbano, microcontaminantes e visão geoespacial da bacia do rio Piracicaba.

Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), iniciativas como a “Expedição Piracicaba – Pela vida do Rio”, são louváveis e corpos hídricos estão relacionados à cultura, à sociedade, à economia e à história de qualquer povo. “A revitalização de um rio, entre outros benefícios, favorece a diminuição dos alagamentos, melhora a qualidade das águas, restaura o ecossistema e fomenta a cidadania”, destacou Nozinho.

Um dos idealizadores da expedição, o jornalista e ambientalista, Geraldo Magela Gonçalves (Dindão), o seminário em São Gonçalo superou todas as expectativas, principalmente pela presença dos jovens no evento. “São Gonçalo é uma cidade privilegiada e muito importante, porque ela possui dois rios e a participação da gestão pública nesse contexto é de extrema relevância e estamos tendo esse apoio da Prefeitura”, ressaltou Dindão.

Semana da Água

Numa ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, serão realizadas visitas com as crianças do 4º ano do ensino fundamental à principal nascente que abastece a cidade, em Brucutu, nos dias 22, 23 e 28 de março.

No dia 23, será realizada a abertura do Projeto Rio Vivo, às 18h30, na Igreja de Ponte Coronel. Nos dias 27 e 28, os alunos das escolas integrais do Recreio e do Centro e das escolas Manoel Gonçalves e Pacas receberão o Bate-Papo “Sofia: a árvore falante”.

Publicidade