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Saúde Bucal de João Monlevade alcança meta do Governo Federal

Cerca de 75% das gestantes tiveram atendimento odontológico

Programa tem como perspetiva o estímulo ao acesso da gestante à atenção em saúde bucal dentro da Atenção Primária à Saúde como uma etapa de rotina do pré-natal.

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou uma das metas do Governo Federal, no que se refere ao atendimento de Saúde Bucal das gestantes.
Através da ação, do total de gestantes cadastradas e identificadas pela Atenção Primária à Saúde (APS), que tiveram sua gestação finalizada durante o segundo quadrimestre de 2023 (maio, junho, julho e agosto), 75% passaram por, pelo menos, um atendimento odontológico durante o período gestacional.

Deste modo, foi alcançada a meta do indicador “Proporção de Gestantes com Atendimento Odontológico Realizado”, do programa Previne Brasil.
O indicador tem como objetivo verificar se a gestante que é assistida no pré-natal tem realizado atendimento odontológico.
Ao mesmo tempo, ele tem como perspectiva o estímulo ao acesso da gestante à atenção em saúde bucal dentro da APS.

Isso para transformar essa etapa em rotina do pré-natal.

O coordenador do setor de Saúde Bucal, George Moreira Costa, explicou que o bom resultado comprova que o modelo de gestão utilizado está sendo eficaz.
“Com esforço, dedicação e eficiência, João Monlevade está evoluindo no acolhimento e atendimento das gestantes por meio do acompanhamento e orientações de saúde bucal”, destacou.

Ele lembrou o atendimento prioritário nas unidades de saúde que possuem atendimento odontológico.

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído em 2019.
O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios.

Assim, elas passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária.
Ainda estabelece o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Foto: Ernane Motta/AcomPMJM

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