Donos de pequenos negócios de Itabirito podem se inscrever no Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala Mineira do Empreendedor e entidades locais. Serão selecionadas75 micro e pequenas empresas – com faturamento bruto anual de atéR$4,8 milhões – para receber treinamento personalizado em gestão, finanças e modelagem de negócios. A capacitação é 100% subsidiada pelas entidades realizadoras e deve ocorrer até o fim deste ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 27/8 pelo Sympla em: https://www.sympla.com.br/evento/programa-de-desenvolvimento-empresarial-pde-prefeitura-municipal-de-itabirito-e-sebrae-minas/1677639
O projeto visa fortalecer e fomentar o desenvolvimento do município por meio da prestação de serviços de consultoria às empresas e artesãos participantes. Por meio do programa, o empresário será motivado a adotar melhores práticas de gestão e a planejar estratégias para atingir resultados positivos no seu negócio.
Nos meses de agosto e setembro, os participantes receberão consultorias presenciais de modelagem de negócio em três encontros. A partir de setembro, também serão realizadas oficinas de controles financeiros. E de outubro a dezembro, irão ocorrer consultorias semipresenciais de gestão financeira, com oito encontros.
Mais capacitações gratuitas
Em paralelo ao PDE, também serão ofertados outros dois programas do Sebrae Minas aos participantes: o ALI Brasil Mais e o Sebrae Design de Artesanato. O ALI Brasil Mais, voltado para Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP),leva inovação às empresas por meio de melhorias rápidas e de alto impacto. Durante quatro meses, os empreendimentos selecionados recebem acompanhamento dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que mapeiam os principais desafios, realizam protótipos ou testes, apoiam na assimilação do processo em métodos ágeis e identificam soluções sob medida, de acordo com as necessidades do negócio.
Já no Programa Sebrae de Artesanato, os 30 artesãos selecionados terão acesso a um diagnóstico e capacitações sobre processo criativo, desenvolvimento e qualificação do produto. O programa visa promover a divulgação e comercialização do artesanato mineiro, valorizando a identidade cultural das comunidades e suas riquezas locais.