Selo Município + Azul da Caixa: João Monlevade é a primeira cidade de Minas a receber o reconhecimento.

O município está entre os dez primeiros do país a receber a certificação do banco.

Foram avaliados 20 critérios classificados em quatro aspectos: seis ambientais, seis sociais, seis de governança e dois climáticos. Foco em boas práticas é um compromisso, disse Dr. Laércio Ribeiro.
Publicidade _

João Monlevade tornou-se é a primeira cidade de Minas Gerais a receber o Selo Município + Azul Caixa, um reconhecimento concedido pela Caixa Econômica Federal aos municípios que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidades Socioambiental (ESG) na Gestão Pública.

Nesta semana, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), receberam o coordenador de filial da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Cleber Oliveira, e a representante da agência local, Glenda Evangelista, que oficializaram a conquista.

A formalidade ocorreu no gabinete, onde Cleber Oliveira e Glenda Evangelista entregaram ao prefeito e ao vice um certificado atestando o reconhecimento. “É importante destacar que João Monlevade é o primeiro dos 853 municípios do Estado. Outras cidades receberão o selo, mas o primeiro é de João Monlevade”, afirmou o coordenador.

Publicidade
_

Destaque estadual

Ele ainda ressaltou que a Caixa foi extremamente criteriosa e, embora outros municípios venham buscando a certificação, a gestão realizada pela atual administração de João Monlevade fez com que a cidade fosse a primeira de Minas a ser reconhecida.

Foram avaliados 20 critérios classificados em quatro aspectos: seis ambientais, seis sociais, seis de governança e dois climáticos. O selo concede como benefício condições diferenciadas de serviços e de produtos bancários.

Para a sociedade o selo incentiva os municípios a adotarem práticas sustentáveis e de governança por meio de utilização responsável de recursos ambientais e públicos, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Compromisso

Dr. Laércio Ribeiro não escondeu o entusiasmo com a conquista. “Estamos muito felizes, não só pelo reconhecimento da Caixa, mas também por sermos os primeiros de Minas. Quando assumimos a administração, um dos nossos compromissos era fazer uma gestão séria, focada em boas práticas. Isso demonstra que estamos no caminho certo. A nossa população é a maior beneficiada”, enfatizou.

Fabrício Lopes também comemorou o selo. “Estamos muito orgulhosos. Isso mostra que estamos realizando uma gestão moderna e eficiente Agradecemos a todos os servidores públicos que de alguma forma contribuem para esse resultado”, concluiu.

Também participaram da reunião a gestora de Convênios e Contratos para captação de recursos, Débora Miranda Lima e o assessor de diretoria, Thiago Henrique dos Santos, ambos lotados na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Foto: Heverton Elias/AcomPMJM

Publicidade