Com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos sobre o tema, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realiza, dos dias 18 a 26 de março, a Semana da Água.
O evento irá promover o diálogo entre especialistas e sociedade em geral sobre o recurso hídrico a partir de diferentes olhares e perspectivas.
A programação se estende para o todo o território de Itabira, com atividades ecológicas nas escolas, unidades de conservação e nos distritos. No dia 19, próximo sábado, por exemplo, será lançado o “Passaporte Turístico do Parque Estadual Mata do Limoeiro e as sete maravilhas do seu entorno”.
O evento acontece às 15h na sede do parque, no distrito de Ipoema, com presença de autoridades.
No dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o auditório da UniFuncesi acolherá o I Seminário das Águas de Itabira. Na oportunidade, haverá palestras com os temas relacionados a abastecimento de água e alternativas necessárias e sustentáveis para a cidade. Além disso, também no dia 22, dentro da programação do seminário, às 10h20, será feito o lançamento do programa “Águas de Itabira”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, a Semana da Água marca o retorno das atividades presenciais de educação ambiental em Itabira. “Água, ar, terra e fogo são os quatro elementos da natureza, a base de tudo. No tocante à água, vale dizer sobre a sua importância e necessidade para a sobrevivência humana. É sabido que o acesso a água está cada vez mais dificultado por razões de ordem técnica, ambiental e econômica. É fundamental as discussões como as propostas no evento para que a preocupação com o meio ambiente se faça efetiva em toda a nossa sociedade”, afirmou o secretário.
Para a diretora-presidente do Saae, Karina Lobo, a comemoração do Dia Mundial da Água tem como propósito chamar a atenção das pessoas quanto à importância de preservar os recursos naturais. “Em Itabira existe uma grande preocupação no desenvolvimento sustentável com os impactos da mineração sobre a água. Promover eventos de conscientização é alertar todos os segmentos da população sobre o tema, principalmente relacionado ao abastecimento do município, que sabemos que hoje é um desafio”, destacou Karina Lobo.