Seminário apresenta processo de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar em Mariana

A ação antecede a entrega das obras de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e a transformação da Casa do Conde Assumar no Museu de Mariana.

Seminário apresenta processo de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e da Casa do Conde de Assumar em Mariana
Publicidade _

O Instituto Pedra está promovendo o seminário “Museu de Mariana e Igreja de São Francisco de Assis: projeto, obra e implantação”, nos dias 20 e 22 de maio. O evento precede a entrega das obras de restauração da Igreja de São Francisco de Assis e a transformação da Casa do Conde de Assumar no Museu de Mariana, construções históricas do período colonial brasileiro.

O seminário contará com a participação de especialistas que abordarão diversos aspectos relacionados aos bens, desde sua importância histórica e artística até os desafios do projeto de restauração e implantação do museu.

Entre os palestrantes, destacam-se a arquiteta e urbanista Jurema Machado, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e o professor doutor Percival Tirapeli, especialista em arte brasileira do período barroco e autor de mais de 20 livros sobre o tema.

Publicidade
_

O evento será realizado na Igreja de São Francisco de Assis, permitindo que os participantes observem de perto os trabalhos realizados, além de serem guiados em uma visita mediada aos espaços para uma melhor compreensão dos assuntos tratados.

A igreja, construída no século XVIII, contou com a participação de notáveis arquitetos e artistas da época. Já a Casa do Conde de Assumar, provavelmente a residência do conde Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de Minas Gerais e São Paulo, e posteriormente do primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manoel da Cruz, é uma das construções inseridas no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico tombado pelo IPHAN.

As vagas para o seminário são limitadas e podem ser reservadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHlWCpjRtxir4wFiIWOP5dtnoTG-qC4O68RG4_CK0v4F6beA/viewform.

O projeto de restauração dos bens citados, financiado com recursos do BNDES e do Instituto Cultural Vale, é realizado pelo Instituto Pedra, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações no campo do patrimônio cultural nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre a história e a arte brasileira e participar de um evento único e enriquecedor!

Publicidade