Seminário debate colocação de réplicas dos evangelistas no adro da Igreja de São Francisco de Paula

Os Evangelistas portugueses ficariam expostos no interior da igreja, próximo à porta tapavento, para acesso aos fiéis e visitantes de Ouro Preto.
Publicidade _

Nesta terça-feira, 15 de dezembro, acontece o Seminário “As 4 imagens do Adro de São Francisco de Paula, Ouro Preto”. O encontro, gratuito e aberto a toda a população, será uma conversa sobre o processo em andamento de recuperação das imagens dos evangelistas, reprodução e colocação das réplicas no adro da Igreja de São Francisco de Paula. Os interessados em participar devem acessar o link https://meet.google.com/ysm-wndj-neq às 15h.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Ouro Preto via Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e o Museu de Arte Sacra da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.

Foto: Nízea Coelho

As quatro imagens dos Evangelistas e Apóstolos – João, Mateus, Pedro e Lucas – foram retiradas do adro da igreja na década de 1980 quando foram vandalizadas e ficaram guardadas dentro da sacristia sob a guarda da Paróquia. No final do ano passado, foi proposta a restauração, conservação, realização das formas e a reprodução das quatro réplicas para sua posterior colocação nos suportes dos patamares do adro da Igreja de São Francisco de Paula.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As imagens originais, produzidas no final do século XIX, foram fabricadas em Portugal, cópias executadas em série, em faiança, uma técnica de cerâmica vitrificada, instaladas junto à escadaria do adro da igreja. Três delas foram inteiramente destruídas e hoje todas se encontram restauradas, porém as peças não possuem mais condições físicas para permanecerem expostas ao relento.

A proposta, a ser debatida no Seminário, seria fazer as réplicas fundidas em alumínio, moldadas sobre os originais, tratadas com acabamentos similares e instaladas em seus locais de origem de forma a restaurar a paisagem histórico-cultural do conjunto. Os Evangelistas portugueses ficariam expostos no interior da igreja, junto às paredes abaixo do coro, próximo à porta tapavento, para acesso aos fiéis e visitantes de Ouro Preto.

Para a conclusão do processo e a aprovação final do IPHAN, foram convidados técnicos e especialistas de Ouro Preto para participarem do debate,entre eles:
Deise Cavalcanti Lustosa – Secretária de Cultura e Patrimônio / PMOP – coordenadora da mesa de debates, que terá presenças de Alexandre Mascarenhas – arquiteto professor do IFMG; Ana Ceci Franco Mota – arquiteta FAOP; Bernardo Andrade – historiador – Associação dos Amigos do Museu da Inconfidência; Carlos Bicalho – arquiteto – IEPHA/MG, Fernanda Alves de Brito Bueno – Arquiteta / Professora EAU/UFOP; Eliane Zanatta – Diretora do Museu Regional de São João del Rei – IBRAM e Marconi Drummond – artista visual, curador, designer.
Ainda participarão como convidados:
Débora Nascimento França – Superintendente do IPHAN em Minas Gerais, André Henrique Macieira – responsável pelo Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto, Carlos de Oliveira – Diretor do Museu de Arte Sacra da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e José Efigênio Pinto Coelho artista plástico – historiador e restaurador.