Seminário discute avanços e desafios da alimentação escolar na Região dos Inconfidentes

Alimentação saudável nas escolas

Os participantes discutiram formas de fortalecer a articulação entre quem produz, quem orienta tecnicamente e quem realiza a compra dos alimentos escolares, buscando soluções conjuntas para melhorar o fluxo entre campo e escola, dentro do programa estabelecido pelo governo federal.
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A Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Emater de Mariana, participou, na semana passada, de um seminário sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizado no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, em Ouro Preto.

O encontro reuniu representantes da Emater-MG, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, além de nutricionistas e produtores rurais dos municípios de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos, com o objetivo de orientar os participantes sobre as diretrizes do programa e debater estratégias, avanços e desafios na execução da alimentação escolar na região.

O PNAE é uma iniciativa do governo federal que garante alimentação adequada e saudável aos estudantes da rede pública de ensino, promovendo também o desenvolvimento da agricultura familiar ao priorizar a compra de produtos de pequenos produtores locais.

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 Durante o seminário, nutricionistas explicaram como funciona esse processo de seleção, compra, distribuição e preparo dos alimentos que chegam às escolas, destacando a importância de manter a qualidade e a segurança alimentar dos estudantes.

A Emater-MG marcou presença com vários integrantes do seu corpo técnico, incluindo extensionistas, gerentes, coordenadores e o diretor regional.

A instituição tem papel fundamental no apoio técnico aos produtores rurais, contribuindo para que eles possam atender às exigências do programa e fornecer produtos com qualidade e regularidade.

Os participantes discutiram formas de fortalecer a articulação entre quem produz, quem orienta tecnicamente e quem realiza a compra dos alimentos escolares, buscando soluções conjuntas para melhorar o fluxo entre campo e escola.

Foto: Emanuelle Santucci