O serviço da Atenção Primária em Saúde (APS) de Catas Altas foi avaliado como muito bom dentro do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica. O PNMQ foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2011 e regulamentado em 2019.
O programa tem objetivo de incentivar gestores e equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde.
Em Catas Altas, a APS foi classificada como muito boa, o que significa que atingiu 90% ou mais de padrões essenciais estipulados.
Segundo a secretária de Saúde Maria Tereza Hosken, com essa classificação, o município passou a receber R$ 21.113,23 mil por mês. Desse total, 60% são destinados aos servidores que atuaram na APS nos últimos 4 anos. Os outros 40%, às melhorias na atenção primária.
“É uma alegria saber que nossos profissionais estão recebendo essa bonificação. Isso é resultado de um trabalho sério, realizado em equipe e pensado no bem coletivo. Parabéns a todos vocês que cuidam tão bem na nossa saúde”, destaca o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.
O prefeito José Alves Parreira completa que, além das ações voltadas para os servidores da saúde, várias outras já foram implantadas desde 2017 em prol da valorização e qualificação de todos os funcionários de Catas Altas. “Servidor valorizado e com boas condições, trabalham melhor e, consequentemente, prestam um serviço de qualidade para a população. Isso é prioridade em nossa gestão”, declara.