O Sesamo de João Monlevade (Centro de Atenção Psicossocial Tipo II) deu início ao trabalho de supervisão clínico-institucional da sua equipe de saúde mental. O objetivo é capacitar os profissionais do local e melhorar a qualidade do atendimento.
A gerente do Sesamo, Samanta Cristina Taveira, explicou que a Prefeitura contratou um serviço de supervisão, por meio de um chamamento público, para o trabalho de qualificação da equipe. A iniciativa faz parte da proposta da atual administração de reestruturar o serviço de saúde mental do município.
“Na supervisão clínico-institucional são discutidos os casos clínicos, a estrutura do serviço e as ações do setor de saúde mental no território. O supervisor traz a oportunidade de conversarmos sobre problemas da nossa rotina, que aparentemente não têm solução, mas que podem ser superados”, explicou Samanta Taveira.
As reuniões ocorrerão semanalmente pelo período de um ano e os encontros devem abordar temas variados. O primeiro deles foi realizado no dia 8 e o próximo ocorre na quarta-feira (16). Samanta Taveira informou que o município foi contemplado com verba estadual destinada a Supervisão Clínico-Institucional da Equipe de Saúde Mental para promover a capacitação.
As próximas sessões vão envolver servidores do atendimento infanto-juvenil do serviço de saúde mental do município e profissionais de cidades vizinhas, que fazem parte da microrregião de João Monlevade, para troca de experiências.
A expectativa da gerente do Sesamo é que a partir deste trabalho a equipe estará mais qualificada e também mais motivada. “O trabalho vai promover autonomia, dentro do possível, e a reinserção social dos usuários da saúde mental do município”, concluiu Samanta Taveira.
—
Foto: Heverton Eliaacom/PMJM