Setembro reflexivo no Memorial Vale

Fotografia, dança, curta-metragens, teatro e performances na programação deste mês.

Publicidade _

A primeira quinzena de setembro no Memorial Vale traz espetáculos e apresentações que propõem reflexões sobre o cotidiano e sobre os desafios enfrentados pelas pessoas no processo de superação da pandemia.
As atrações foram selecionadas pelas Convocatórias de Programação do Memorial Vale 2021 e continuam online, via Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Confira a programação da primeira semana:
A exposição “Paisagens do isolamento”, de Daniel Mansur estreou ontem(1º) e vai até o dia 15/10. As fotos foram registradas entre as quatro paredes da casa do autor durante o isolamento. As projeções de luzes e sombras revelam paisagens singulares e cheias de significados.
Em outra atração, a artista Dayane Lacerda Queiroz apresenta no YouTube do Memorial Vale a performance “Diário de uma mãe performer”, em exibição ás 10 horas até o dia 30 de setembro. “A maternidade é dolorida, solitária, e afoga nossos corpos em demandas machistas inaceitáveis” define Dayane sua produção a mestre em artes da UFMG.
Nos dias 08,15,22 e 29 de setembro, às 14 horas, será realizada a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
Hoje, às 19h30, a bailarina Jeovana Dutra apresenta o espetáculo de dança “Entrever” em vídeo que é um entre divergências, tropeços, escoamentos e escape. “Para onde você foge?”, questiona a artista.

Sempre ás sextas-feiras, às 11horas, o Educativo divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

Publicidade
_

Nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, às 19h30, o artista Lucas Antônio Pereira Morais apresenta o filme “No Limbo”, um vídeo performance feito com a técnica de colagem, que retrata dois personagens confinados dentro dos seus cubos individuais em um prédio fictício.

Foto: Geovana Dutra

No final de semana, as ações continuam no sábado, às 11horas com a a bailarina Janine Leite, que apresenta “Decifra-me” . A produção é um trabalho de videodança, desenvolvido por Janine Leite com direção artística e dramatúrgica de Dadyer Aguilera e Tuca Pinheiro e, registrado e editado sob o olhar sensível do videomaker Vitor Drumond. Trata-se de uma pesquisa e criação de um trabalho individual e inédito em dança contemporânea.O vídeo é um mergulho nas memórias e vivências de uma mulher em suas diversas fases e universos que habita.
Outras atrações estão programadas para a segunda quinzena deste mês.

Foto capa: Dayane Lacerda

Publicidade