Sirenes da Vale tocam por engano e causam pânico em Itabira

Publicidade _

Do mesmo modo do que ocorreu no final da semana passada, quando sirenes de alerta de rompimento de barragem soaram em São Gonçalo do Rio Abaixo, em alarme falso, desta vez o fato se repetiu em Itabira.

Após as 23h desta quarta-feira (27), moradores de vários bairros da cidade entraram em pânico ao ouvirem os toques das sirenas, acionadas por engano.

Com o alarme falso, guarnições da PM foram deslocadas para os bairros da Gabiroba, Bela Vista, Praia e Nossa Senhora das Oliveiras, onde moradores estavam  desesperados.

Publicidade
_
Alarme falso causa pânico em Itabira

A informação da Vale é de que as sirenes deveriam soar apenas na região de Macacos, em Nova Lima e em Ouro Preto, nas proximidades das represas de Forquilha I e III, mas por engano, foram acionadas ainda em Itabira.

Em relação a Macacos e Ouro Preto, a Vale informou que a medida foi preventiva e seguiu o para o início do nível 3  do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Nestas localidades, apesar de todos os riscos, a Vale pediu para que os moradores mantenham a rotina normal e permaneçam atentos aos chamados de emergência.

Foto: Esdras Vinicius

Publicidade