A união entre dois projetos culturais em Itabira promete agitar a cidade com uma semana repleta de atividades audiovisuais, multimídia e culturais.
O “Sofá na Rua” recebe a “SEDA— Semana do Audiovisual”, unindo forças para promover uma série de eventos dedicados ao cinema e à cultura multimídia.
A programação inclui diversas atividades, começando com mostras cinematográficas em escolas da rede pública, onde serão exibidos filmes com temáticas sociais e ambientais relevantes e urgentes, dialogando com as pautas mais atuais da sociedade brasileira.
As sessões serão seguidas por debates ou atividades pedagógicas, promovendo a reflexão e a troca de ideias entre os alunos e espectadores, os integrantes do sofá e demais pessoas presentes nas exibições.
Além disso, haverá exibições de curtas, documentários e longas-metragens no Espaço Livre de Artes — LAMOCA, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre o público.
O audiovisual e os filmes desempenham um papel importante na educação, na conscientização e na formação de opiniões da sociedade, por oferecerem uma abordagem visual e imersiva que cativa os espectadores, facilitando a compreensão de conceitos complexos, estimulando a criatividade, promovendo a reflexão crítica e ampliando os horizontes culturais.
Sobre o Sofá na Rua e a SEDA
O “Sofá na Rua” é uma organização cultural que visa fortalecer a cadeia produtiva cultural através do trabalho colaborativo e da economia solidária, realizado em diversas cidades do país chegou a Itabira por meio da aceleração cultural de integrantes do LAMOCA e de produtores culturais que contribuíram para o desenvolvimento do projeto em suas raízes.
Já a SEDA é um festival integrado de cinema e linguagens multimídia, realizado em diversas cidades do Brasil e da América Latina, trazido a Itabira por meio da colaboração entre o LAMOCA, o “Sofá na Rua” e aceleradores culturais itabiranos.
Nouara Monteiro, musicista, ‘fazedora’ cultural e uma das executoras do projeto, destaca a importância do “Sofa na Rua recebe a SEDA”:
“O Sofá na Rua é um potente transformador dos espaços públicos e abrange múltiplas linguagens artísticas. Receber a SEDA é a abertura para o fomento da linguagem audiovisual e circulação de obras cinematográficas na cidade. Nosinspirar, trocar experiências e ideias, tendo como partida o audiovisual.”
A programação
A edição especial de encerramento da semana em que o “Sofá recebe a SEDA” acontecerá em espaço público e coletivo, no LAMOCA.
O evento contará com oficinas técnicas, cobertura ao vivo em parceria com a rede Fora do Eixo, exibições cinematográficas, dança, música, feira de artesanato e comida de rua.
Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão ao longo de cinco dias.
A proposta é que toda a programação proporcione acesso a diferentes culturas, contextos históricos e perspectivas, enriquecendo o aprendizado do público e promovendo a empatia em relação às causas e pautas elucidadas.
Ao incorporar o audiovisual na programação, surgem mais dinâmicas mais envolventes entre o público e os facilitadores dos eventos, o que cria oportunidades para debates e análises profundas de alta relevância no contexto social atual.
Mostras nas Escolas:
16/04–Terça-feira
— Manhã: Escola Municipal José Gomes Vieira — Bairro Santa Ruth
— Tarde: Escola Municipal Marina Bragança — Bairro Santa Ruth
17/04–Quarta-feira
— Manhã: Escola Estadual Marciana Magalhães
— Tarde: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Monteiro (PREMEN)
Cine LAMOCA:
18/04–Quinta-feira
— Exibições de curtas e documentários e oficina
19/04–Sexta-feira
— Exibição de longa-metragem + Dj
Filme:”Noites Alienígenas”
— Duração: 1h31min
— Gênero: Drama
— Direção: Sérgio de Carvalho
— Elenco: Gleici Damasceno, Chico Diaz, Kika Sena
Sofá recebe a SEDA:
— 20/04–Sábado – a partir das 14:00 — LAMOCA — Rua Ipoema, 97
— 14:00: Oficina audiovisual técnica e cobertura ao vivo de evento com Nádia Nicolau
— 16:00: (Programação a ser confirmada)
— 18:00: Espetáculo “Tudo que nos tem é nós”
— 20:00: Show musical com Gilson Panta
Feira solidária
Durante este evento, haverá uma feirinha de economia solidária com produtos regionais, artesanatos e food trucks.
O projeto “Casa de Jah” será responsável pela ambientação sonora, proporcionando uma experiência cultural completa aos participantes.
O “Sofá recebe a SEDA” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com produção do LAMOCA. Para mais informações, confira o Instagram do Sofá na Rua (@sofanaruaitabira)