No mês de agosto, a programação do Sons do Brasil abre as portas para os sons provenientes dos povos originários, da cultura afro-brasileira e dos ritmos regionais, como maracatu e as cirandas, além de diversas referências que a MPB abrange, como jazz, funk, rock, reggae e blues.
Assim, de 10 a 22 de agosto, BH e Ouro Preto se conectam novamente nesta enriquecedora experiência musical.
Os Sons na Capital mineira
Em Belo Horizonte, os shows acontecem, gratuitamente, no Palácio das Artes – Teatro João Ceschiatti e no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes —, além do MM Gerdau.
Extremamente famosa mundo afora, a programação do mês começa com uma batalha de Lip Sync na quinta-feira, 10, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com a participação especial de Karol Conká, potente voz que vibra nos versos “papo reto”.
A rapper curitibana é considerada uma das principais referências do rap feminino brasileiro.
Na sexta-feira, 11, o Teatro João Ceschiatti Palácio das Artes recebe Déa Trancoso e Badi Assad.
Mineira de raiz, Déa Trancoso apresenta seu trabalho autoral, guiada pela palavra falada, recitada e cantada, acompanhada de instrumentos ou à capela.
Na ocasião divide o palco com Badi Assad, cantora paulistana de origem libanesa que também é violonista e compositora.
Zé Ibarra também é destaque na programação de agosto. O cantor, compositor e multi-instrumentista, leva seus arranjos complexos para os palcos do MM Gerdau abrindo a programação do sábado, 12.
A programação continua no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com o encontro cheio de significado entre Kaê Guajajara, artista e ativista pelos direitos dos povos originários e a big band Nomade Orquestra, que mistura jazz, funk, rock, reggae, blues e música do mundo.
Já o Teatro João Ceschiatti Palácio das Artes recebe um dos melhores músicos pernambucanos, Sérgio Roberto Veloso de Oliveira, Siba, num mergulho nos ritmos regionais, da ciranda ao maracatu.
Ainda em Belo Horizonte, o sábado termina no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes com um encontro que é o retrato das raízes da Música Popular Brasileira, o multi-premiado improvisador e instrumentista Hamilton de Holanda com o Mestrinho, improvisador, sanfoneiro e cantor.
Já na terça-feira, 22, encerra-se a programação na capital mineira com a Série Sinfônica Pop, uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado em que artistas da MPB são convidados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Desta vez, o grupo mineiro Cobra Coral, com Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais,
além de Zé Ibarra, se reúnem para uma apresentação.
Na histórica Vila Rica
Em Ouro Preto, o Festival Os Sons do Brasil acontece no Museu Boulieu, com entrada Solidária – 1kg de alimento não perecível ou agasalho.
Entre quinta- feira, 10, e o domingo, 13, a instituição recebe parte da programação de Belo Horizonte, como a icônica Karol Conká, Déa Trancoso, Badi Assad, Hamilton de Holanda & Mestrinho, Nomade Orquestra com Kaê Guajajara e Siba.
Além disso, terá nomes de peso como a cantora e compositora Glaw Nader, ressignificando a música afrobrasileira, Babadan Banda de Rua, com seus sopros e percussão ancorada no Congado, Candomblé e Bandas de Minas e o bandolinista Marcos Frederico.
Na cidade de Ouro Preto, a programação foi preparada especialmente para as crianças.
Deste modo, o Grupo Curupaco traz uma diversidade de temas lúdicos ligados ao universo infantil, com um repertório que valoriza a tradição cultural por meio do resgate de brincadeiras associadas a ritmos brasileiros.
Programação completa
Belo Horizonte
10/08 (quinta-feira)
20h – Karol Conká
Batalha Drag de Lip Sync – Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
11/08 (sexta-feira)
20h – Déa Trancoso e Badi Assad – Teatro João Ceschiatti Palácio das Artes
12/08 (sábado)
15h – Zé Ibarra – MMGerdau
18h – Nomade Orquestra convida Kaê Guajajara – Grande Teatro Cemig Palácio
das Artes
19h30 – Siba – Teatro João Ceschiatti Palácio das Artes
21h – Hamilton de Holanda & Mestrinho – Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
22/08 (terça-feira)
20h30 – Sinfônica Pop convida Cobra Coral e Zé Ibarra – Grande Teatro Cemig
Palácio das Artes
Ouro Preto/ Museu Boulieu
10/08 (quinta-feira)
20h – Déa Trancoso e Badi Assad
11/08 (sexta-feira)
19h – Hamilton de Holanda & Mestrinho
21h – Nomade Orquestra convida Kaê Guajajara
23h – Karol Conka
12/08 (sábado)
20h – Glaw Nader
22h – Babadan Banda de Rua
13/08 (domingo)
11h – Grupo Curupaco e Zelúdico
18h – Marcos Frederico Trio
20h – Siba