A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta sexta-feira (30/6), para debater a implantação da gratuidade do transporte público municipal, conhecida como Tarifa Zero.
A reunião foi solicitada pelo deputado Delegado Christiano Xavier (PSD) e será às 10 horas.
O objetivo do autor do requerimento é promover o debate e a troca de experiências entre representantes de municípios mineiros onde o serviço já é prestado.
Em Minas, 13 municípios contam com a Tarifa Zero: Abaeté, Itatiaiuçu, Mariana e Ouro Branco, na Região Central; Caeté, Ibirité e São Joaquim de Bicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além destes, ela está implantada em Campo Belo, Cláudio e Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro; São Lourenço e Muzambinho, no Sul de Minas; e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba .
Motivações do projeto Tarifa Zero
Delegado Christiano Xavier explica que o Tarifa Zero é uma proposta cujo objetivo é proporcionar acesso gratuito ao transporte público para toda a população.
“Essa medida visa não apenas facilitar o deslocamento diário das pessoas, mas também promover a inclusão social e a geração de empregos”, afirma.
Ele explica que ao eliminar a necessidade de pagamento de passagens pelos trabalhadores, o empresariado poderá contar com uma mão de obra mais acessível.
“Essa redução de custos proporciona uma oportunidade para as empresas investirem em expansão, modernização e contratação de mais funcionários”, considera.
Autoridades já confirmaram presença
Entre os convidados para a audiência pública, já confirmaram presença os prefeitos municipais de Caeté, Lucas Coelho Ferreira; de Itatiaiuçu, Adélcio Rosa de Morais; e de Santa Luzia, Luiz Sérgio Ferreira Costa.
Devem participar, ainda, os vereadores César Gordin, de Belo Horizonte, e Rogerio Luiz Souza Prado, de Mário Campos.
O procurador-geral de Ibirité, Weber Dias de Oliveira, também confirmou a participação.
Foto: Mundo dos Inconfidentes e Lia Priscila